Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia da Mulher: Campo ganha maior representatividade feminina ao passar dos anos

  • 04/03/2021
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Dia da Mulher: Campo ganha maior representatividade feminina ao passar dos anos

O protagonismo das mulheres rurais, em especial nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais força no campo. As trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas do processo produtivo de alimentos e outras atividades relacionadas à geração de renda e desenvolvimento econômico social no campo.

Estudos apontam para uma grande mudança no cenário do trabalho rural: a representatividade da mulher do campo tem ficado cada vez mais forte. 

São mulheres como a apicultora Taylize Schneider, que a quatro anos trabalha com apiários, mas a pouco mais de um ano passou definitivamente a morar no campo com seu esposo Antônio Henrique Schneider, atual presidente da Coofamel, e a pequena filha do casal, Maria Clara.

Ela conta que devido à escassez de mão de obra, decidiu auxiliar seu esposo na atividade da família e se apaixonou pela apicultura. Hoje, parte da renda da família gira em torno da atividade. Confira a entrevista abaixo.





Filha de agricultores, desde a década de 70, a agricultora Nilza Wish exerce sua atividade na agricultura, com o plantio de grãos. Dona Nilza associada ao Sicredi e a Lar Cooperativa Agroindustrial, nos contou que no início os trabalhos não foram fáceis, mas que com o passar dos anos, foi se adaptando as novas mudanças no campo. Confira a história da agricultora no vídeo abaixo.


Lisangela Kuhn, gerente da agência Sicredi na cidade de Santa Helena, em 2021 celebra 20 anos junto a instituição financeira. Lisa, como é carinhosamente conhecida, iniciou sua vida profissional através de estágio e aos poucos foi construindo uma linda história no Sicredi.

Há 12 anos Lisangela Kuhn gerencia a agência Sicredi em Santa Helena e, ela nos conta que sempre buscou aperfeiçoamento e abraçou as oportunidades que a instituição lhe ofereceu. Confira a entrevista clicando no vídeo abaixo.




Sabemos que o dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Muito além dessa data, o mês de março é considerado um mês de luta pelos direitos das mulheres. 

À todas elas, a nossa eterna gratidão. Uma homenagem da Rádio Costa Oeste FM 93,3 Terra das Águas e da Rede Costa Oeste de Comunicação.

Veja também:

Dia da Mulher: Agentes Ambientais relatam o amor pela profissão e as conquistas através do trabalho

Dia da Mulher: Policiais femininas lotadas na 4ª Cia em Santa Helena ocupam cada vez mais funções de destaque

Dia da Mulher: Elas passam muitas vezes despercebidas, mas são responsáveis por um importante trabalho na cidade

Fonte: Rodrigo Cardoso