Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fruticultura aparece como boa oportunidade para diversificar propriedade, mas o produtor precisa estar atento para alguns desafios

Fruticultura aparece como boa oportunidade para diversificar propriedade, mas o produtor precisa estar atento para alguns desafios

Tem coisas na nossa vida que parece que começam por acaso. Primeiro vem a crise e depois a solução. Foi exatamente desta forma seu Adalberto Hippler, percebeu que no quintal de casa poderia fazer dos pomares um negócio. Com a produção de leite inviável, ele iniciou os testes com nova atividade e literalmente começou a colher resultados.  

Seu Adalberto vive com a esposa Inês a filha Maria, de apenas 9 anos, na Linha IBC, em Santa Helena, oeste paranaense, o ele está na fase final de testes e agora passa analisar o mercado para intensificar produção.

Para ampliar este assunto, a Expedição Costa Oeste visitou a Estação de Pesquisa IDR-Paraná em Santa Helena, onde acontecia a 11ª Jornada Tecnológica em Fruticultura. O evento promove atualização de conhecimentos na área, e em muitos casos essas informações se tornam o impulso para converter um pomar doméstico em negócio.  

A implantação da fruticultura necessita de planejamento e paciência. O trabalho na fase inicial pode resultar no sucesso ou no fracasso das futuras colheitas. Na propriedade do seu Adalberto, nós podemos ver esse exemplo nas goiabeiras. A cada colheita é feita a poda da planta, algo que no início causou estranheza no produtor. 

Após entender se a propriedade está apta para produção de frutas, o último desafio, pode se dizer que é, o mais importante para se consolidar na atividade. Onde comercializar.

Fonte: Costa Oeste News