106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Tem coisas na nossa vida que parece que começam por acaso. Primeiro vem a crise e depois a solução. Foi exatamente desta forma seu Adalberto Hippler, percebeu que no quintal de casa poderia fazer dos pomares um negócio. Com a produção de leite inviável, ele iniciou os testes com nova atividade e literalmente começou a colher resultados.
Seu Adalberto vive com a esposa Inês a filha Maria, de apenas 9 anos, na Linha IBC, em Santa Helena, oeste paranaense, o ele está na fase final de testes e agora passa analisar o mercado para intensificar produção.
Para ampliar este assunto, a Expedição Costa Oeste visitou a Estação de Pesquisa IDR-Paraná em Santa Helena, onde acontecia a 11ª Jornada Tecnológica em Fruticultura. O evento promove atualização de conhecimentos na área, e em muitos casos essas informações se tornam o impulso para converter um pomar doméstico em negócio.
A implantação da fruticultura necessita de planejamento e paciência. O trabalho na fase inicial pode resultar no sucesso ou no fracasso das futuras colheitas. Na propriedade do seu Adalberto, nós podemos ver esse exemplo nas goiabeiras. A cada colheita é feita a poda da planta, algo que no início causou estranheza no produtor.
Após entender se a propriedade está apta para produção de frutas, o último desafio, pode se dizer que é, o mais importante para se consolidar na atividade. Onde comercializar.
Fonte: Costa Oeste News