Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Paraná se torna um dos protagonistas do cenário mundial de produção de aves

Tecnologia e inovação proporcionam maior produção e por consequência influenciam em uma maior rentabilidade aos produtores, atraindo os jovens e mantendo as famílias no campo.

Expedição Costa Oeste: Paraná se torna um dos protagonistas do cenário mundial de produção de aves

A família Finger guarda nas fotografias a lembrança do início na avicultura nos anos 2000. Desde então muita coisa mudou, hoje o Paraná é um dos protagonistas do cenário mundial no setor. Isso foi possível graças aos avanços tecnológicos. Na 7ª edição do Workshop Sindiavipar realizado no Lar Centro de Eventos em Medianeira, nos dias 23 e 24 de novembro, mais inovações e tecnologias foram apresentadas. 

O pai, Inácio e o filho Adriano, preservam apenas na lembrança o trabalho de quando iniciou na avicultura, no Distrito de São Roque, em Santa Helena. Atividade começou com 20 mil aves e, 2 mil quilos de ração distribuídas todos os dias de forma braçal. Hoje a tecnologia permite que sejam produzidas 60 mil aves por lote, que consomem em média, diariamente, 7 mil quilos e meio de ração, lembra seu Inácio.  

Propriedades como essas multiplicadas pelo oeste impulsionaram o Paraná para a liderança do setor, enfatiza o presidente do Sindiavipar, Irineo da Costa Rodrigues.

O Workshop do Sindiavipar apresentou uma das principais tendências tecnológicas para avicultura, explica o membro do comitê organizador, Jorge Welich. 

Também foram discutidos temas como energia, cenário global de proteínas e sanidade. 

Tecnologia e inovação proporcionam maior produção e por consequência influenciam em uma maior rentabilidade aos produtores, atraindo os jovens e mantendo as famílias no campo, né Adriano. 

Assim avicultura paranaense se consolida como protagonista, comemora presidente do Sindiavipar.

Fonte: Costa Oeste News