Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia da Mulher: policiais femininas lotadas na 4ª Cia em Santa Helena ocupam cada vez mais funções de destaque

Quatro policiais femininas se destacam em atividades operacionais na 4ª Cia em Santa Helena.

  • 01/03/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Policial
Dia da Mulher: policiais femininas lotadas na 4ª Cia em Santa Helena ocupam cada vez mais funções de destaque

A mulher que protege nossas famílias, nosso patrimônio, nossa vidas, sem hora e nem certeza de que vai voltar para sua casa, acumulando papel de mãe, esposa e profissional seria mesmo o sexo frágil? Na Polícia Militar do Paraná há 44 anos, as mulheres militares estaduais lutam lado a lado com os homens da sua categoria e ocupam postos e graduações de soldado a coronel, nas mais diversas regiões do estado. 

Hoje elas compõem quadros operacionais, na área da saúde, em batalhões de área, unidades especializadas e serviço administrativo. Especialmente na 4ª Companhia de Polícia Militar com sede em Santa Helena, pertencente a área do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo, onde os municípios de Diamante do Oeste e São José das Palmeiras integram esta Companhia Militar, quatro policiais femininas se destacam em atividades consideradas masculinas devido à exigência de grande esforço físico, no serviço operacional (nas ruas).

As policiais Sd Fockink e Sd Thays de Santa Helena, Sd Z. Camargo e a Cb Angelina de Diamante do Oeste e a Sd Daniela (BPEC), são exemplos de grandes guerreiras que integram a gloriosa Polícia Militar do Estado do Paraná – PMPR.

Em 2021 nos dois primeiros meses do ano, elas tiveram importante participação em ações no que tange a apreensões de entorpecentes (tráfico de drogas) e prisões. Em fevereiro por exemplo, durante patrulhamento na divisa dos municípios de Santa Helena e Diamante do Oeste, a equipe composta pela Cb Angelina realizou a apreensão de aproximadamente 1.5 toneladas de maconha. Neste dia, a Sd Fockink também estava de serviço, mas no Copom.

Outra ação que contou com a participação das Sd Fockink e Sd Thays, foi a ocorrência que culminou na prisão de um rapaz suspeito de cometer diversos furtos em Santa Helena, ação registrada no último dia 25 de fevereiro.

Nesta data, a equipe foi acionada por diversas vítimas, relatando que o rapaz adentrou várias residências e subtraiu diversos pertences.  Após patrulhamento, as policiais lograram êxito em localizar o rapaz de posse de uma bicicleta, também produto de furto, nas proximidades do balneário. 

Ao ser dado voz de abordagem o rapaz não acatou, vindo ele sofrer queda da bicicleta, sendo necessário que as duas policiais utilizam-se de força moderada para contê-lo e efetuarem a prisão. Autor este que permanece até hoje preso.

Ações como essas são enfrentadas no dia a dia pelas policiais femininas que assumiram o compromisso de servir e proteger.

Motivo de orgulho e admiração, elas recebem o carinho da população, principalmente das crianças, que veem nessas guerreiras o incentivo para tornar os seus sonhos realidade.

Sabemos que o dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Muito além dessa data, o mês de março é considerado um mês de luta pelos direitos das mulheres. 

À todas elas, a nossa eterna gratidão. Uma homenagem da Rádio Costa Oeste FM 93,3 Terra das Águas.


Fonte: Rodrigo Cardoso

Autor do post