Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Criminosos estão clonando contas de WhatsApp com frequência; Polícia Civil de Santa Helena faz alerta

Outra prática crimonosa que tem sido registrada com frequência em Santa Helena e já divulgada pelo Costa Oeste News, trata-se do golpe do aluguel.

  • 27/10/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Criminosos estão clonando contas de WhatsApp com frequência; Polícia Civil de Santa Helena faz alerta

A Polícia Civil de Santa Helena alerta a comunidade após o relato de várias vítimas terem suas contas no whatsapp clonadas pelos criminosos. Os estelionatários estão clonando o WhatsApp de usuários para extorquir dinheiro de pessoas conhecidas das vítimas.

O número de vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp ultrapassou três milhões de usuários no Brasil, somente em 2020. O método de ataque mais comum envolve enganar a vítima a fornecer o código de autenticação.

O cibercriminoso cadastra o número em um aparelho, mas o código é enviado por SMS para o celular da vítima, ao qual o golpista normalmente não tem acesso direto. Por isso, ele tenta entrar em contato com a vítima para fazer com que ela diga o código alegando algum motivo falso, normalmente ligado a segurança. Ao fornecer esse dado, o WhatsApp é bloqueado no celular da vítima e o cibercriminoso passa a ter controle da conta.

Outra prática crimonosa que tem sido registrada com frequência em Santa Helena e já divulgada pelo Costa Oeste News, trata-se do golpe do aluguel. O criminoso utiliza de um número com o DDD 45 e através de mansagem pede para que a vítima deposite o valor do aluguel.

Conforme o delegado Geraldo Evangelista, é importante que as pessoas denunciem todo e qualquer tipo de golpe à polícia, para que a ação dos criminosos possam ser investigadas e os autores presos.

 

Fonte: Rodrigo Cardoso