Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Municipal e Itaipu promovem oficina sobre espécies nativas para servidores

A oficina foi oferecida a servidores públicos que atuam diretamente no Horto Municipal.

  • 08/07/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Governo Municipal e Itaipu promovem oficina sobre espécies nativas para servidores

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Itaipu Binacional realizaram na última sexta-feira, 04, uma oficina de Produção de Mudas de Espécies Nativas, por meio do Convênio Linha Ecológica, desenvolvido através do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A oficina foi oferecida a servidores públicos que atuam diretamente no Horto Municipal com foco principal na produção de mudas de espécies nativas. Além dos servidores foram convidados alguns acadêmicos da UNIGUAÇU.

Durante a ação, foram realizadas palestras teóricas e práticas sobre como manusear as sementes, as mudas e utilizar substratos, além de orientações sobre o tempo certo de cultivá-las. A iniciativa está sendo desenvolvida para ajudar no desenvolvimento do plantio de árvores nativas focando nas árvores da nossa região, na Mata atlântica e do Oeste do Paraná.

O professor e biólogo Carlos Eduardo Weirich, destacou a necessidade de cultivar as espécies nativas. “A importância na propagação de espécies nativas é que, devido aos ocorrentes cortes, é necessário repor essas espécies que estão sendo perdidas. Então ao realizar a produção e a distribuição dessas mudas, você acaba aumentando a diversidade ecológica e suprimindo a falta de espécies na região”, explicou.

A oficina foi desenvolvida em duas etapas: na parte da manhã, ficou a parte teórica, onde foi falado quais são as espécies nativas, as espécies que pertencem ao bioma Mata Atlântica Oeste, aquelas que são de estágios inicial, médio e de clímax. E na parte da tarde, a parte prática, como fazer o plantio e o tipo de substrato que é usado, por exemplo.

“Como trabalhador do Horto Municipal, achei essa oficina muito bem aproveitável. Já trabalhamos há bastante tempo produzindo mudas, mas sempre tem o que aprender e hoje aprendi muita coisa que vai ajudar no dia a dia, como manusear a muda, a hora certa de plantar, o tipo de adubo a ser usado, foi muito proveitoso”, relatou o servidor Jair Teixeira.

Para a servidora que atua na equipe de podas, Franciele Carlos, o aprendizado vai auxiliar nas atividades do dia a dia. “A oficina tem como objetivo ensinar sobre o plantio de árvores, sobre os nutrientes que ela precisa, e essa oficina é muito importante para mim pois trabalho com isso, e muitas vezes preciso dar informações sobre o assunto ou até fazer a poda de alguma árvore e agora podemos fazer de forma correta”, disse.

O gestor municipal do convênio e tecnólogo ambiental, Devanir André Fappi, explicou que a intenção é cultivar essas espécies e várias regiões do município. “Buscamos a ideia de utilizar essas espécies nativas na arborização urbana do nosso município. Sabemos que o foco principal de ruas ou passeios públicos são árvores de fácil manejo, e nem sempre uma árvore nativa tem um crescimento rápido. No entanto, em alguns espaços como bosques ou praças é interessante termos algumas espécies ameaçadas de extinção que sejam da nossa região”, explanou.

“Um agradecimento especial à Faculdade UNIGUAÇU por ter cedido o espaço e ter abraçado a realização da oficina”, lembrou o gestor municipal do convênio, Andryws Rafael Gois.

Fonte: Assessoria

Autor do post