106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O vereador Anderson Lazzeris (PSD), em segundo mandato na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, realizou uma prestação de contas das ações de 2025 e detalhou as prioridades de trabalho na legislatura. O parlamentar classificou o ano como "muito produtivo, e de muitos aprendizados também", marcado pela busca contínua por conhecimentos para levar qualidade de vida à população. O vereador ressaltou ainda a necessidade de manter a vida profissional paralela ao mandato, reconhecendo que "a vida pública [...] ela é provisória, ela tem horário para começar e hora para terminar".
Sobre as atividades legislativas, o vereador enumerou o destino das emendas impositivas. A cota de R$ 197 mil disponível para cada parlamentar, que exige 50% de aplicação obrigatória na saúde, foi utilizada para reformas em postos de saúde e escolas. Projetos específicos também receberam recursos, incluindo o apoio à vinda da Clínica do Autista e o projeto de ecoterapia, este em conjunto com o vereador Evandro.
Na área da educação, Anderson manifestou total apoio à discussão sobre a possibilidade de oferecer uma refeição matinal, o café da manhã, nas escolas. Segundo ele, "é um direito que a criança tem de se alimentar na escola", visando atender os alunos que moram em regiões mais distantes e necessitam sair muito cedo de casa.
Com o crescimento do município, o vereador defendeu a instalação de semáforos em pontos críticos para organizar o fluxo de veículos e mitigar os transtornos do trânsito. A implementação, no entanto, deve ser precedida de estudos realizados por profissionais. Outra demanda da comunidade, referente ao concurso da Guarda Municipal, está nos trâmites finais do cronograma, aguardando apenas a definição de datas para o início do curso de formação.
O parlamentar também comentou a relação com as esferas estadual e federal, mencionando viagens a Curitiba e a vinda de deputados, como Sérgio Souza, para o município. O vereador ressaltou a boa recepção aos representantes de São Miguel do Iguaçu na capital, afirmando que os deputados "estão vendo que aqui está sendo feito um trabalho transparente, um trabalho honesto, um trabalho que não vai sujar o nome deles também", o que atrai mais recursos e investimentos.
Respondendo a uma solicitação do distrito de São Jorge sobre o asfaltamento do acesso, o vereador confirmou que a demanda é cobrada, mas explicou que, como a via se trata de uma PR, depende de recursos estaduais. Prioridades foram dadas a projetos com recursos de fora, para que o município não perca as verbas no ano eleitoral. A conclusão é que o projeto Asfalto Bom, do governo do estado, deve entrar em ação no ano seguinte.
Ao final, o vereador reforçou o compromisso com a população: "minha linha sempre foi a mesma, uma linha de transparência, uma linha de honestidade, uma linha de tentar dar o máximo de mim para as pessoas que me colocaram na câmara".
Fonte: Costa Oeste News