106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou uma Sessão Extraordinária na manhã desta terça-feira (9), às 9h, para deliberar sobre uma série de Projetos de Lei (PLs) do Poder Executivo, todos em segunda votação. As propostas abrangem desde a área social e educacional até a administrativa e de infraestrutura.
O grande destaque da sessão foi o Projeto de Lei 513/2025, que institui o Programa Café da Manhã na Escola, beneficiando as escolas municipais. Outro PL relevante, o 523/2025, autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 2.473.809,06, destinado à execução da obra da Casa da Mulher Paranaense.
Na área de gestão, o PL 520/2025 propõe alterações em leis municipais para extinguir, criar e promover o reenquadramento de cargos, ajustando requisitos de provimento. O PL 522/2025 autoriza a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de um arquiteto e urbanista.
Infraestrutura e Serviços Públicos
Entre as pautas de infraestrutura, o PL 524/2025 propôs a desafetação de um trecho da Rua Daniel Pivato, no Distrito São Jorge. A medida visa a unificação do terreno para a implantação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Também foi aprovado o PL 521/2025, que disciplina o funcionamento dos Cemitérios Municipais, e o PL 526/2025, que abre um crédito adicional de R$ 400.000,00 para despesas no Terminal Turístico durante a temporada 2025/2026.
Propostas da Câmara
Na 43ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (8), às 16h, os vereadores apresentaram propostas da Casa, incluindo projetos de lei e indicações:
Homenagens: Foram apresentados para leitura o PL 525/2025, que denomina Angelo Bongiolo a Estação Rodoviária (Vereador Juninho da Saúde), e o PL 527/2025, que denomina Fermina Pacheco Cechinel a Capela Mortuária do Cemitério Parque (Vereadora Juliane Dandolini).
Requerimento: O vereador Raulique Farias solicitou Votos de Congratulações ao Fotógrafo Fábio Gonzales.
Indicações: Foram diversas as indicações apresentadas, com foco em melhorias urbanas:
Estacionamento Rotativo: Implantação de sistema com cobrança simbólica no centro (Vereador Wando).
Infraestrutura: Recape asfáltico e operação tapa-buracos no Centro Gaúcha (Vereador Lafaiete Ganda Meira); reformas nos banheiros do Ginásio de Esportes do Distrito Santa Rosa do Ocoy (Vereador Evandro Ghellere).
Sinalização: Melhorias na sinalização e placas em diversos pontos da cidade (Vereadora Juliane Dandolini).
Calçadas: Regularização ou construção de calçadas para pedestres na Avenida Iguaçu (Vereador Anderson Lazzeris Lazerris).
Fonte: Costa Oeste News