Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná decreta emergência zoosanitária por 180 dias por conta da gripe aviária

Objetivo é proteção do setor avícola. Paraná é considerado o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil.

Paraná decreta emergência zoosanitária por 180 dias por conta da gripe aviária

O governo do Paraná decretou nessa terça-feira (25) estado de emergência zoosanitária pelo prazo de 180 dias.

De acordo com o governo, o objetivo é a proteção do setor avícola, além de agilizar o atendimento nos casos notificados de suspeita de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) e ter acesso facilitado a recursos no combate à doença.

Em maio, o governo federal adotou a medida e orientou que decretos semelhantes fossem assinados pelos estados. Nesse ano, o Brasil mapeou ao menos 67 aves infectadas.

Além do Paraná, outros estados declararam a emergência, como Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Paraná é o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil

O Paraná é considerado o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. Até o momento, no estado, segundo o governo, foram confirmados sete casos da doença.

Todos eles foram identificados em aves silvestres migratórias, o que, conforme o governo, está dentro do esperado, uma vez que há migração natural de pássaros entre os continentes em busca de alimentação e para reprodução.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), medidas mais rigorosas de vigilância vem sendo implementadas desde 2022 diante do risco da doença no continente.

Evitar que o H5N1 chegue às grandes granjas

Depois de circular por mais de 20 anos no mundo, a gripe aviária H5N1 teve o 1º caso registrado no Brasil no dia 15 de maio. Até agora, praticamente todos os casos foram em aves migratórias.

O foco, neste momento, é evitar que o H5N1 chegue às grandes granjas do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA.

Isso porque a doença se espalha rapidamente entre os pássaros: de 2005 a abril de 2023, mais de 400 milhões de aves domésticas foram sacrificadas por causa da gripe aviária, em países da África, Ásia e Pacífico, Américas, Europa e Oriente Médio, diz a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).

Até agora, além de aves migratórias, a gripe aviária atingiu aves de subsistência, ou seja, que são criadas para consumo próprio, em quintais ou pequenos sítios. Dois casos desse tipo foram registrados: um no Espírito Santo e outro em Santa Catarina.

Esses casos não afetam o comércio internacional e nem torna o consumo de produtos de aves inseguro, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Fonte: G1 Paraná

Autor do post