Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Turismo Rural: Reconectando-se com a Natureza

Visitamos a propriedade do Sr. Luiz Antônio, uma referência em passeios rurais na região.

O turismo rural vem ganhando destaque como uma alternativa autêntica e enriquecedora para os turistas, oferecendo uma oportunidade única de imersão na vida no campo, longe da agitação das cidades. Recentemente, exploramos uma dessas propriedades no Paraná para descobrir como iniciativas e linhas de financiamento estão impulsionando esse setor em ascensão.

O Turismo Rural está na lista de prioridades do governo do Paraná por meio do programa Viaje Paraná, que visa promover e conectar os diversos segmentos turísticos, especialmente no ambiente rural. Marcelo Martini, diretor de operações do Viaje Paraná, destaca: "O objetivo é que a gente, através do Viaje Paraná, leve todos os segmentos prontos para serem vendidos para os turistas em nível nacional, especialmente no turismo rural."

Durante nossa expedição, visitamos a propriedade do Sr. Luiz Antônio, uma referência em passeios rurais na região. Ele compartilhou como a ideia surgiu e há quanto tempo pratica o turismo rural: "Essa ideia partiu de uma professora em Foz do Iguaçu. No começo, não tínhamos nada aqui, mas ela pediu para fazer um almoço para 40 alunos."

O sucesso dessas iniciativas é impulsionado por parcerias estratégicas. Roberto Piano, assistente da Itaipu, destacou: "Essa área do Turismo Rural recebe cuidado especial por parte da nova Diretoria da Itaipu. Grandes parcerias foram desenvolvidas aqui em São Miguel do Iguaçu, como o Sítio Arruda, exemplo de investimento da Usina."

As oportunidades financeiras também são fundamentais para o crescimento desse setor. Anderson Jacob, gerente da Cresol, ressalta: "Os princípios do cooperativismo nos levam a buscar soluções financeiras para o Turismo Rural. A nossa cooperativa busca sempre estar junto com a comunidade, oferecendo recursos de repasse do governo federal e linhas próprias com até 120 meses para pagamento e um ano de carência."

O turismo rural não é apenas uma atividade recreativa; é uma chance de preservar tradições, fortalecer comunidades e criar laços mais profundos com a natureza. Com o apoio de iniciativas como o Viaje Paraná e parcerias estratégicas, o futuro desse setor promissor parece cada vez mais vibrante e acessível aos amantes da natureza e da autenticidade rural.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post