Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Avião com servidores do Governo do Paraná desaparece na Serra do Mar

Avião partiu de Umuarama às 7h50 e chegaria ao destino Paranaguá por volta das 10h30; último contato foi no aeroporto de Ponta Grossa.

Avião com servidores do Governo do Paraná desaparece na Serra do Mar

Um avião de pequeno porte com três moradores de Umuarama desapareceu no meio da manhã desta segunda- feira (03) na Serra do Mar, na região de Morretes. A aeronave decolou do aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, em Umuarama às 7H50 com destino a Paranaguá, no litoral paranaense, segundo nota emitida pela Infracea Aeroportos, responsável pela administração do aeroporto local.

O último contato da aeronave teria sido com o aeroporto de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A chegada ao destino estava prevista para às 10h30 em Paranaguá. No fim da tarde, o Governo do Paraná emitiu uma nota confirmando o desaparecimento, o início das buscas e que a aeronave levava dois servidores públicos.

As buscas pelo avião monomotor começaram ainda durante a tarde de segunda e estão concentradas na região conhecida como Serra da Prata, entre a localidade de Limeira e o município de Morretes, no litoral do Estado. Elas foram suspensas no fim da tarde em virtude do mau tempo e devem ser retomadas na manhã de terça-feira (4). 

No bimotor particular estavam o piloto, Jonas Borges Julião e dois passageiros, o empresário do ramo de combustíveis Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, Felipe Furquim. Ambos atuam como assessores da Casa Civil, do governo Ratinho Júnior.


Nota Governo do Paraná

O Governo do Estado emitiu uma nota sobre o desaparecimento e as buscas. Segue a íntegra:

"O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iníciou um trabalho por terra na Serra do Mar

COMUNICADO À IMPRENSA

"PT-JZC (Aeronave Piper Arrow)

A Infracea Aeroportos, administradora do Aeroporto de Umuarama-PR, vem através da presente nota, informar sobre possível ocorrência envolvendo a Aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, com operação baseada em hangar do Aeroporto de Umuarama-PR, na manhã de hoje (03/07/2023).

A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino "Paranaguá-PR" (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais".

Fonte: Ilustrado

Autor do post