Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Parque Tecnológico Itaipu – Brasil lança ações de incentivo a equidade de gênero em conjunto com o Ministério das Mulheres

O anúncio do processo de adesão à Lei de Igualdade Salarial, nº 14.611, e o lançamento de um Edital de Empreendedorismo Feminino ocorreram no 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas.

Parque Tecnológico Itaipu – Brasil lança ações de incentivo a equidade de gênero em conjunto com o Ministério das Mulheres

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), anunciou, na noite desta última terça-feira (25), durante a programação do 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas, em Foz do Iguaçu, a realização de uma série de ações e iniciativas que vão promover a equidade de gênero, juntamente com o Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres.  

De forma inédita, a instituição formalizou a implementação de ações em prol da aplicação da Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023, que busca assegurar a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenharem a mesma função.  

Com a iniciativa, o PTI-BR se compromete a realizar o diagnóstico quanto à adequação do Plano de Cargos e Salários conforme disposto na Lei, a analisar a existência de distorções no quadro de empregados e planejar ações para correção, além de promover ações com as empresas inseridas no seu ecossistema. 

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada pela diretora administrativo-financeira do PTI-BR, Clerione Herther e pela ministra da Mulheres, Cida Gonçalves, juntamente com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços públicos, Esther Dweck. 

Responsabilidade social 

De acordo com a diretora administrativo-financeira do PTI-BR, Clerione Herther, e também a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria da instituição em seus quase 20 anos, o Parque Tecnológico lançou em 2019 o seu Plano de Cargos e Salários, que valoriza as atuações de cada colaborador, independente do gênero, avançando na redução da desigualdade salarial entre homens e mulheres e neste momento dá um passo a mais para alcançar a equidade. 

"Agora, com a Lei de Igualdade Salarial em vigor, é momento de nos comprometermos em dar fim a essas diferenças que ainda existiam porque acreditamos no papel do PTI-BR como agente transformador. Nascemos para gerar riqueza e bem-estar à sociedade e nos orgulhamos do compromisso com a responsabilidade social e iniciativas sustentáveis que impactam a todos", destacou a diretora.  

Sobre as ações, Clerione afirmou que será realizado um diagnóstico institucional para identificar os desafios a serem enfrentados. "Assumimos também o compromisso como promotores em todo nosso ecossistema. Preparem-se para participar conosco de muitas ações de sensibilização, conscientização e debatas relacionados sobre o tema", explicou. "PTI-BR, Itaipu Binacional, instituições públicas, privadas, startups e sociedade, essa transformação se faz juntos", completou Clerione. 

45% das mulheres no PTI-BR 

Durante o evento, o PTI-BR também apresentou dados relevantes relacionados à atuação das mulheres na instituição e no mercado de trabalho. Atualmente, 237 mulheres trabalham no Parque Tecnológico, representando 45% de todos os colaboradores. Enquanto no Brasil, a participação das mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens, apesar de elas serem a maioria da população. Nas vagas de liderança, 54% de mulheres ocupam esse tipo de vaga no PTI-BR. Já no Brasil elas representam apenas 38%. Quando se fala na área de engenharia, no Parque Tecnológico elas representam 26% dos cargos. Quando comparado a nível de Brasil esse número é de apenas 19%, ou seja, 81% deles são ocupados por homens. Ainda, segundo os dados da ONU, no ritmo atual estima-se que levará 257 anos para que a igualdade salarial entre homens e mulheres seja alcançada.  

Mulheres Empreendedoras 

Reforçando comprometimento da instituição em promover o incentivo a equidade de gênero, o PTI-BR também anunciou a criação de um edital para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, o Hangar Mulheres. O objetivo é realizar a capacitação de até 80 ideias de mulheres em temáticas variadas e a posterior seleção de cinco para a Incubadora Santos Dumont.  

Ao todo, vão ser investidos R$ 150 mil, com aporte de 30 mil para desenvolvimento de cada solução. O edital, que tem previsão para ser lançado no mês de setembro, oportunizará mentorias técnicas e de negócios, incubação e formalização de contrato com as cinco startups selecionadas, conexão com mercado e acesso a infraestrutura do PTI-BR.  

O protocolo de intenções do edital foi assinado pelo diretor superintendente do PTI-BR, Professor Irineu Colombo, pelo diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Eduardo de Miranda, pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços públicos, Esther Dweck. 

Sobre o evento 

Promovido pela Itaipu Binacional, o 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas reuniu cerca de 1.400 pessoas no Rafain Expo Center, em Foz do Iguaçu (PR). O evento ocorreu no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

Os enfoques abordados foram o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo e, sobretudo, a necessidade de integração entre mulheres de diferentes raças, origem e condição social, numa perspectiva interseccional. 

Presenças  

Além da participação das ministras da Mulher, Cida Gonçalves, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, marcaram presença no evento que reafirmou o compromisso da Itaipu Binacional com a defesa dos direitos das mulheres, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, entre outras lideranças femininas nacionais e internacionais. 

Fonte: Assessoria

Autor do post