Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novas restrições visando controle da Covid-19 em São Miguel são explicadas em coletiva de imprensa

Decreto com as novas medidas foi publicado no Diário Oficial Eletrônico

  • 27/11/2020
  • Foto(s): Assessoria/Divulgação
Novas restrições visando controle da Covid-19 em São Miguel são explicadas em coletiva de imprensa

A prefeitura de São Miguel do Iguaçu publicou nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial Eletrônico o decreto nº 609/2020, que suspende algumas atividades e também adota novas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Essas medidas foram explicadas em entrevista coletiva concedida pelo prefeito Albino Bissolotti, o secretário de Administração Luciano Aparecido Neris, a secretária de Saúde Tânia Mertz e a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Priscila Dorigon, todos integrantes do COE (Comitê de Operações de Emergências).

Na entrevista também foi explicado sobre a nova forma de atendimento no Complexo Hospitalar Municipal, que passa agora a ter uma Unidade Sentinela Covid19. Em resumo, foi desmontada toda a estrutura de tendas que havia sido montada no local, o Pronto Atendimento voltou a funcionar no antigo local, a recepção geral foi adaptada para também receber as gestantes e casos da maternidade e o bloco onde antes funcionava a maternidade virou espaço exclusivo para casos de coronavírus.

Acompanhe no vídeo abaixo:

DECRETO Nº 609/2020

De acordo com o decreto, ficam suspensas por tempo indeterminado a partir de amanhã, dia 28 de novembro, atividades tais como: igrejas, realização de eventos, shows e demais atividades públicas e privadas que impliquem aglomeração de pessoas, sejam governamentais, artísticos, esportivos, culturais, sociais ou científicos e congêneres, bem como qualquer tipo de eventos e atividades em locais abertos ou fechados com aglomeração de pessoas, inclusive para atividades comerciais, religiosas e de prestação de serviços.

Também está proibido casas de shows, salões de festas, centros comunitários e casas de eventos, bem como, parques, piscinas de acesso ao público, inclusive associativas, playgrounds, praças esportivas públicas e privadas, praças em geral e academias ao ar livre.

Já os estabelecimentos comerciais que permanecerão abertos, deverão adotar medidas de prevenção como: lotação máxima de 50% da capacidade total, reforçar higienização, evitar aglomerações em salas de espera, manter distância entre os clientes, organizar o fluxo de entrada e saída, entre outras medidas descritas no Decreto.

Também fica instituído novamente o ‘Toque de Recolher’ diário, das 22 horas até 05 horas.

O descumprimento dessas novas regras, tanto para os comerciantes, quanto à população em geral, poderá configurar crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal) ou ainda, crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal), e também suspensão ou restrição do Alvará de Licença de Funcionamento concedido.

A Administração Municipal, através da equipe da Defesa Civil e Guarda Municipal, intensificarão a fiscalização ostensiva referente as barreiras sanitárias impostas às empresas comerciais, através de servidor que estará autorizado a entrar no estabelecimento e ali permanecer para verificar o regular cumprimento das exigências e em caso de descumprimento, comunicar as autoridades para que sejam tomadas as medidas cabíveis para o caso.

A adoção dessas medidas previstas no Decreto, deverá ser considerada pela iniciativa privada em regime de colaboração no enfrentamento do COVID-19, bem como, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.

Fonte: Gerson Kaiser/Assessoria