Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Municipal e Itaipu promovem oficina de horta na UVR de São Miguel do Iguaçu

Durante a ação, foram feitas palestras teóricas e práticas de como são essas hortas, como manuseá-las e quais as plantas a serem plantadas em seu tempo certo.

  • 03/07/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Governo Municipal e Itaipu promovem oficina de horta na UVR de São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Meio Ambiente, e a Itaipu Binacional realizaram na quarta-feira, 02, uma oficina de hora de Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), por meio do Convênio Linha Ecológica, desenvolvido através do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Durante a atividade foi feita uma horta mandala, que é um tipo de horta que utiliza um design circular ou espiral, que busca otimizar o uso do espaço e a interação entre diferentes plantas. Durante a ação, foram feitas palestras teóricas e práticas de como são essas hortas, como manuseá-las e quais as plantas a serem plantadas em seu tempo certo.

“A horta é colocada em uma altura que previne a erosão nos dias de chuva, podem ser regadas durante o percorrer do tempo, e é uma horta comunitária padrão, que é feita para a comunidade em geral, mas aqui no caso é feita para os associados da AMAR”, explicou o instrutor da oficina, David Brito Negrisoli.

O presidente da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem (AMAR), que desenvolve suas atividades na UVR, Edimar de Souza, exaltou a implantação da horta e projetou novas ações que poderão ser devolvidas. “Essa oficina está sendo ótima, é um passo a mais que a AMAR está dando, não só para nós associados, mas vemos no futuro, por exemplo, quando já estivermos colhendo os frutos e estivermos fazendo o Recicla SMI, levarmos uma verdura para agradar o morador, pois isso é uma parceria. Essa horta também nos traz conhecimento, nos faz aprender mais um pouco a importância de cuidarmos do meio ambiente”, exaltou.

“Uma horta sustentável, que tende a combinar hortaliças, ervas medicinais que fazem repelência de insetos junto de criação de animais. Aqui como o espaço é pequeno, não vamos ter a criação de animais. A horta em mandala é feita em formato de anel para otimizar e embelezar o espaço”, explicou o gestor municipal do convênio, Andryws Rafael Gois.

Além da oficina de horta, o convênio Linha Ecológica também prevê outras ações ambientais nos municípios Lindeiros, chegando a um total de 55 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria

Autor do post