Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

EJA no Colégio Castelo Branco: Oportunidade de retomada dos estudos em São Miguel do Iguaçu

Matrículas Abertas para Educação de Jovens e Adultos, com transporte gratuito.

  • 02/07/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

A diretora do Colégio Estadual Castelo Branco, Márcia Ubiali, concedeu entrevista nesta quarta-feira (2) ao jornal Costa Oeste News, abordando o EJA (Educação de Jovens e Adultos). O EJA permite que pessoas que interromperam os estudos retomem o percurso educacional.

Márcia Ubiali explica que o EJA é uma modalidade para "jovens e adultos que, por diversos motivos, tiveram que se afastar da escola e desejam retornar para concluir [o] estudo". Segundo a diretora, "a conclusão dos estudos por meio do EJA pode remover impedimentos profissionais e pessoais", como a dificuldade de conseguir vagas de trabalho.

As matrículas para o EJA estão abertas desde segunda-feira (30) e seguirão durante todo o período de férias. Para o Ensino Fundamental (noturno), a idade mínima exigida é 15 anos completos, enquanto para o Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos. A diretora esclarece a diferença entre EJA e supletivo: "o supletivo se refere aos 'provões' que permitem eliminar matérias ou concluir o ensino mais rapidamente, enquanto o EJA é uma modalidade de ensino com carga horária menor e mais prática."

A duração dos cursos no EJA varia. "O Ensino Médio pode ser concluído em um ano ou um ano e meio, dividido em três semestres/módulos com disciplinas diferentes", detalha Márcia Ubiali. Já o Ensino Fundamental demanda quatro semestres para ser finalizado.

Entre os benefícios oferecidos, a diretora ressalta que "a matrícula é gratuita". Além disso, o transporte é disponibilizado sem custos para "quase todas as comunidades e bairros da cidade". Uma campanha de "matrícula premiada" sorteará brindes para quem se matricular ou rematricular.

Para novos alunos, são necessários comprovante de residência atualizado e documentos pessoais.

Márcia Ubiali também abordou as regras sobre o uso de celular na escola. "Os alunos não podem usar celulares no ambiente escolar, conforme a lei. Se usados, os aparelhos são recolhidos e entregues aos responsáveis", afirma. Segundo a diretora, a proibição do uso de celulares tem contribuído para a melhoria da atenção e participação dos alunos nas aulas.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post