Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colégio Dom Pedro II transforma horta escolar em ferramenta de aprendizagem e empreendedorismo

Projeto em São Jorge integra o currículo escolar, promove o contato direto dos alunos com a agricultura e impulsiona a produção de alimentos para consumo e comercialização.

Colégio Dom Pedro II transforma horta escolar em ferramenta de aprendizagem e empreendedorismo

O Colégio Estadual Dom Pedro II, no distrito de São Jorge, conhecido pela abordagem de educação integral, está transformando a teoria em prática com um projeto de horta que cativa os estudantes e os conecta diretamente com a natureza. A iniciativa, que envolve disciplinas como Geografia, Ciências e Matemática, permite que os alunos compreendam todo o ciclo de produção de uma planta, desde o plantio até a colheita, incluindo os cuidados essenciais e a adubação necessária.

Os estudantes escolhem entre as eletivas e se dedicam intensamente à horta durante três meses do ano. "Eles é que fazem o plantio, eles é que fazem o cuidado, eles é que zelam por essas plantas e faz com que eles entendam e que esse tipo de atitude é algo já que eles possam também reproduzir em suas casas, porque sempre vai ter um espaço, um ambiente que eles possam estar construindo uma horta também na residência", explica o professor Ademar Schmitz, responsável pelo projeto.

A horta do Dom Pedro conta com o plantio de diversas hortaliças, como cebolinha, salsinha, alface, repolho e acelga, que são utilizadas na própria escola, especialmente quando há necessidade de complementar a merenda escolar. Além disso, o projeto já gerou iniciativas de pequeno empreendedorismo, com a venda de produtos como a cebolinha em maços para a comunidade.

O projeto da horta eletiva já existe há cerca de cinco anos, e o professor Ademar Schmitz está à frente dele há três. Mesmo com a maior parte da carga horária em outro colégio, ele faz questão de dedicar duas aulas de jardinagem ao Dom Pedro, tamanha é a crença no desenvolvimento dos alunos por meio da atividade.

Além das hortaliças, a horta também cultiva plantas medicinais como babosa, boldo e cidreira. Muitos alunos levam essas plantas para casa, incentivados por avós e pais, que indicam o uso desses "medicamentos" naturais, sempre com a orientação para a proporção e medida corretas. Aprender sobre o cultivo de alimentos e os benefícios para a saúde tem se mostrado um diferencial na formação dos estudantes. Em uma iniciativa que une educação e bem-estar, alunos estão tendo contato direto com o universo dos vegetais, desde o plantio até a colheita, impactando positivamente nos hábitos e perspectivas futuras.

"Eu adoro essa aula! É muito importante para mim porque meu sonho é ser uma agrônoma de sucesso. Aqui, a gente aprende de onde vêm os vegetais, como cuidar deles... O professor explica tudo direitinho, e eu sei que esse conhecimento vai me ajudar muito no futuro. E o melhor é que a gente consome muitos desses vegetais que fazem super bem para a saúde. Acho que todo mundo deveria dar valor a eles, sabe? Na nossa escola mesmo, a gente cultiva vários que são usados na merenda, deixando a comida mais saudável para todo mundo", afirmou Nathalia Rosin.

Ana Livia é outra aluna que também se identificou com a atividade e já faz planos para ser uma engenheira agrônoma. “Eu escolhi esse componente curricular pelo mesmo fato de eu querer fazer agronomia, pelo fato que na minha casa eu tenho uma horta que praticamente eu cuido sozinha e tem cebolinha, salsinha, repolho, agrião, etc. E eu gosto de ajudar a comunidade também, pelo fato de que quando sobra bastante verdura, a gente sai vendendo a um preço acessível”, disse.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post