Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

67% dos pais de alunos da rede de ensino preferem o retorno das aulas para agosto

67% dos pais de alunos da rede de ensino preferem o retorno das aulas para agosto

Sessenta e sete por cento dos pais de estudantes de escolas particulares preferem o retorno das aulas para o início de agosto, no Paraná. Na pesquisa feita em escolas, creches e universidades privadas, mais de 8 mil pessoas responderam ao questionário. Os pais foram questionados sobre uma possível data de volta as aulas entre os dias 22 de junho e 3 de agosto.

Além dos responsáveis se sentirem mais confortáveis para o retorno em agosto, 88% dos pais continuam pagando em dia as mensalidades das instituições.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, Esther Pereira, as escolas estão preparadas para o retorno gradual das atividades. (Áudio 1)

A maioria, 93%, afirma que não pretende mudar de escola ou universidade após a pandemia da covid-19. Sendo que 76,4% dos entrevistados querem continuar recebendo atividades remotas, mesmo com a volta das aulas presenciais. Já 23,6% iria retornar as aulas assim que o decreto emergencial fosse revogado. As aulas remotas acontecem em torno de 3 meses, 77% dos entrevistados afirmaram que têm avaliação positiva em relação a qualidades das aulas online.

Segundo a presidente da Sinepe – PR, o resultado positivo das atividades virtuais é devido a confiança que os pais têm com as escolas. (Áudio 2)

A pesquisa foi realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná. A análise foi respondida por 8,5 mil pessoas das redes particulares de ensino.

Na tarde de ontem, a Secretaria de Estado da Educação anunciou a criação do Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas pós-Pandemia. A intenção é discutir, entre todos os envolvidos, um plano único e robusto de retorno das aulas presenciais em todo Paraná. É deste Comitê que sairá a data definitiva de retomada das atividades presenciais.

A Secretaria já estuda diversos cenários para o retorno. Os principais cenários envolvem turmas menores, com distanciamento entre os estudantes. Neste cenário seria necessário mais espaço físico e um maior número de professores. Um segundo modelo estudado é o de um retorno “hibrido”, onde as turmas revezariam as aulas presenciais e não presenciais.

Fonte: Band News