Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Torre da Ciência, em Santa Helena, será demolida

  • 22/08/2018
  • Foto(s): xeretando
Torre da Ciência, em Santa Helena, será demolida

Na noite de terça-feira (21), a comunidade de Moreninha, em Santa Helena, se reuniu em audiência pública para deliberar sobre a situação da Torre da Ciência, construída ao lado das escolas municipal e estadual e que já não oferece mais condições de uso. O encontro aconteceu no clube do distrito e contou com a presença dos diretores e professores das duas escolas, subprefeito, vereador Tonico, servidores da Secretaria Municipal de Educação, Planejamento, Procurador do Município, prefeito Zado e a população em geral.

Primeiramente a arquiteta do município, Daniele Adriane Schaparini, apresentou um relatório fotográfico do estado em que se encontra a edificação, comprovando que são vários os danos existentes. Avaliando também de maneira técnica, o secretário de Planejamento, Alcir Martins Vianna Junior, destacou que não é compensatório investir recursos em uma reforma tendo em vista o benefício que o espaço proporcionará às instituições de ensino: “Nós avaliamos que o custo para reformar toda a estrutura é inviável, com esse recurso podemos construir outro espaço que atenderá com mais eficiência a necessidade das escolas,” compara o profissional.

O diretor da Escola Municipal João Pessoa, Jaime Simon dos Santos, afirma que os funcionários, pais, alunos e a comunidade chegaram a um consenso pela demolição da Torre da Ciência: “A intenção de retirar essa estrutura do pátio da escola foi definida, pois estamos impossibilitados de usá-la, chove dentro, têm rachaduras na laje e muitos outros problemas, nossa decisão é unânime,” confirma o diretor.

O Procurador Geral do município, Jerry Dotto, explica que com o aval da comunidade, o pedido de demolição da estrutura segue agora para o Poder Legislativo: “Com essa audiência a administração pública tem legitimidade para dar andamento na parte burocrática e posteriormente será elaborado um Projeto de Lei autorizando a demolição que deverá ter aprovação dos vereadores,” conclui o advogado.

Ao final, a secretária interina de Educação, Ana Paula Silva, colocou em votação o pedido de demolição e não houve objeções.

Fonte: xeretando