Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Campanha para PR ser livre de aftosa será lançada dia 1° de Setembro

  • 25/08/2016
  • Foto(s): Ilustrativa
Campanha para PR ser livre de aftosa será lançada dia 1° de Setembro
O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) está trabalhando para ajudar o Paraná a conquistar, até 2017, o status de ??Estado livre de aftosa sem vacinação??. A ausência de vacinação impõe um controle sanitário mais rígido para a prevenção da doença, algo bem visto pelos mercados internacionais, o que acaba valorizando o preço. Com o título de ??Estado livre de aftosa sem vacinação??, a expectativa é que as vendas aumentem pelo menos 65%.

A região Oeste é fundamental para essa conquista devido ao seu grande rebanho. ?? responsável por 50% dos bovinos e 30% do plantel de aves do Paraná. A região ainda produz 25% do leite paranaense e é a maior produtora de peixes do Estado, representando 60% de todo o pescado do Paraná, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), de 2014.

O primeiro passo será dado no dia 1º de setembro, durante o 1º Encontro da Sanidade Agropecuária das Cadeias Produtivas de Proteína Animal do Oeste do Paraná, na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), em Cascavel, com início às 7h30.

O evento é gratuito, voltado para produtores, sindicatos, empresas, integradoras, cooperativas, instituições de pesquisa e de apoio vinculadas às quatro cadeias produtivas (peixe, frango, suínos e leite).

Campanha

Durante o encontro será lançada uma campanha de mídia com utilização de vídeos e materiais impressos para mobilizar a comunidade sobre a importância de alcançar o status de ??Estado Livre de Aftosa Sem Vacinação??. A ideia é sensibilizar produtores, empresas, profissionais e a comunidade para prevenir e eliminar possíveis focos da doença, já que o rebanho não será mais vacinado.

??Não envolve apenas a bovinocultura de corte e de leite. Na nossa região, atinge fortemente a suinocultura. O que estamos propondo é unificar e otimizar os esforços para garantir sanidade agropecuária em prol do desenvolvimento do Oeste e consequentemente do Paraná??, explicou Jaime Nascimento, representante da Itaipu no POD.

No evento também serão apresentados materiais para promover a educação sanitária em relação à influenza (gripe) aviária e também outras doenças, como brucelose e tuberculose.

Elevar status sanitário

Outras ações previstas para elevar o status sanitário do Oeste será a promoção dos Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSA); criação de um Fundo Integrado de Defesa Agropecuária e destinação adequada de animais mortos. ??A destinação inadequada de animais mortos é um dos principais gargalos enfrentados pelas cadeias produtivas animal??, disse Jonhey Nazário Lucizani, representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no POD.

Essas ações, segundo o presidente do POD, Mário Costenaro, foram definidas durante o 2º Fórum do Oeste em Desenvolvido, realizado no dia 16 de maio, em Cascavel. ??Garantir um adequado padrão de sanidade agropecuária é um dos principais desafios das cadeias produtivas, pois o fator está intimamente ligado com aberturas de novos mercados, com melhores preços dos produtos da região e com a saúde pública??, concluiu Costenaro.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRmKeyaH0izmjrFX06NcNFrmtDrRvPB9eqKPo5DTw2l2iURw/viewform?c=0&w=1

Mais informações pelo e-mail secretaria@oesteemdesenvolvimento.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7081.

Programa Oeste em Desenvolvimento

Lançado em 2014, o POD é uma iniciativa que reúne mais de 40 instituições ?? entre elas, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Sebrae/PR, Sistema Cooperativo, Caciopar, Amop, Emater e Fiep.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná por meio de ações integradas. Ele atua nas áreas de infraestrutura e logística, pesquisa e desenvolvimento, crédito e fomento, capital social e cooperação, e energias limpas e renováveis.

Fonte: Guia Medianeira

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533