Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Goleiro do Atlético-PR dá ouro inédito para o Brasil no futebol

  • 21/08/2016
  • Foto(s): Bem Paraná
Goleiro do Atlético-PR dá ouro inédito para o Brasil no futebol
O Brasil conquistou a medalha de ouro inédita no futebol masculino na Olimpíada Rio 2016. O país nunca havia chegado ao primeiro lugar na história dessa competição. A vitória foi nos pênaltis, por 5 a 4, sobre a Alemanha, no Maracanã, nesse sábado (dia 20) à tarde. No tempo normal, o jogo acabou 1 a 1.

O herói da conquista foi o goleiro Weverton, do Atlético Paranaense, que defendeu a cobrança do atacante Petersen, 28 anos, do Freiburg, nas penalidades.

O Brasil passa a ser o país com maior número de medalhas no futebol masculino das Olimpíadas, com seis no total. São uma de ouro, três de prata e duas de bronze. No entanto, os recordistas em ouros são a Hungria e Grã-Bretanha, com três cada. Em ouros, o Brasil fica atrás de URSS (2), Argentina (2) e Uruguai (2).

A Alemanha Oriental conquistou três medalhas no futebol masculino: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze. A Alemanha Ocidental tem 1 bronze. A Alemanha ???atual??? tem a prata de 2016.

PENALIDADES
Nas penalidades, acertaram para a Alemanha: Ginter, Gnabry, Brandt e Süle. Na última cobrança, Weverton pegou a cobrança de Petersen. Para o Brasil, converteram: Renato Augusto, Marquinhos, Rafinha, Luan e Neymar.

ARTILHEIROS
Os artilheiros do futebol olímpico em 2016 foram os atacantes Petersen e Gnabry, da Alemanha, ambos com seis gols. Neymar foi o goleador do Brasil, com quatro gols. Ele fez também três assistências.

INVICTO
O Brasil ficou os cinco primeiros jogos da Rio 2016 sem sofrer gols. O primeiro gol saiu ontem aos 13 minutos do 2º tempo. Ou seja, o goleiro Weverton, do Atlético Paranaense, somou 508 minutos sem levar gols na seleção olímpica. Weverton fez duas defesas importantes no 1º tempo, não teve culpa no gol alemão e foi pouco exigido depois.

PARANAENSES
Entre os 18 da seleção, está um paranaense: o lateral-direito Zeca, do Santos, nascido em Paranavaí (PR). Ele foi titular nos seis jogos da Rio 2016.

ELENCOS
O torneio olímpico é disputado por seleções sub-23 (atletas abaixo dos 23 anos). Cada equipe pode levar três jogadores acima de 23 anos. O Brasil escolheu Weverton, Renato Augusto e Neymar. A Alemanha não trouxe jogadores ???top???. Entre os três acima dos 23 estão os irmãos Lars Bender e Sven Bender, que têm 19 e 5 jogos pela seleção principal, respectivamente. O terceiro ???veterano??? é o centroavante Nils Petersen, 28 anos, que nunca defendeu a seleção principal e joga no Freiburg, campeão da 2ª divisão alemã em 2015/16.

ESCALA????ES
O técnico Rogério Micale manteve o mesmo time dos dois últimos jogos e o mesmo esquema tático 4-2-3-1, com Gabriel e Gabriel Jesus pelos lados do campo. Luan e Neymar jogavam centralizados, mas trocavam de posição. A Alemanha jogava no 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Brasil manteve o estilo dos últimos jogos, marcando avançado e saíndo com velocidade para o ataque. A Alemanha mostrou força, organização e qualidade e colocou três bolas na trave: uma 10 minutos, em chute de Brandt, de fora da área. Outra foi aos 34, quando Sven Bender aproveitou cruzamento de cobrança de falta e cabeceou no travessão.

A seleção de Micale fez 1 a 0 aos 26, em cobrança perfeita de falta de Neymar, colocando a bola no ângulo.

SEGUNDO TEMPO
Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil seguiu jogando em velocidade, sem valorizar a posse de bola. A Alemanha não se desesperou e manteve o futebol organizado. O time europeu chegou ao empate já aos 13. Toljan cruzou rasteiro da direita e Meyer completou na área. Aos 25, Felipe Anderson entrou no lugar de Gabriel. Felipe Anderson teve grande chance para fazer 2 a 1, mas demorou para chutar. O Brasil teve outras boas jogadas, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

PRORROGA????O
Logo no início, Rafinha Alcântara entrou no lugar de Gabriel Jesus. O jogo seguiu equilibrado, com o Brasil com mais dribles e velocidade. E a Alemanha com organização e cruzamentos perigosos. No 2º tempo da prorrogação, a seleção de Micale sufocou o adversário e pressionou o tempo inteiro.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200