Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena inclui o 'Janeiro Branco' no Calendário Oficial de Eventos e fortalece ações de saúde mental

Lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Dinho inclui campanha no calendário oficial e autoriza parcerias.

  • 22/05/2025
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Santa Helena inclui o

A Câmara de Vereadores de Santa Helena aprovou e o prefeito Clademar Maraskin, Dinho, sancionou no dia 20 de maio de 2025 a lei que institui e inclui oficialmente o “Janeiro Branco” no Calendário de Eventos do Município. A nova legislação tem como objetivo intensificar, especialmente no mês de janeiro, ações voltadas à promoção da saúde mental e emocional da população santa-helenense.

O “Janeiro Branco” é uma campanha de alcance nacional, voltada à conscientização sobre a importância do cuidado com a mente e as emoções. Em Santa Helena, a lei sancionada estabelece que as ações alusivas poderão ocorrer durante todo o ano, sendo reforçadas no mês de janeiro como forma de mobilizar a sociedade e promover reflexões sobre a qualidade de vida emocional das pessoas.

Entre os objetivos destacados na legislação estão o incentivo à qualidade de vida, o combate aos transtornos de ansiedade e depressão, à prevenção do suicídio e ao uso de álcool e outras drogas. A campanha também visa esclarecer a população sobre os caminhos para identificar sinais de sofrimento psíquico e buscar apoio especializado o mais cedo possível.

De acordo com o texto da lei, as atividades da campanha contarão com a participação voluntária de profissionais da saúde, comunicadores, artistas e demais interessados. Serão realizadas ações como palestras, debates, eventos informativos, além do estímulo à utilização da cor branca como símbolo da campanha.

A legislação também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com clínicas de psicologia e psiquiatria, por meio de credenciamento, para o atendimento de pacientes em casos mais graves. Além disso, o município poderá estabelecer cooperação com instituições públicas e privadas para fortalecer as ações da campanha.

Fonte: CNWT

Autor do post