
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Câmara de Vereadores de Santa Helena aprovou e o prefeito Clademar Maraskin, Dinho, sancionou no dia 20 de maio de 2025 a lei que institui e inclui oficialmente o “Janeiro Branco” no Calendário de Eventos do Município. A nova legislação tem como objetivo intensificar, especialmente no mês de janeiro, ações voltadas à promoção da saúde mental e emocional da população santa-helenense.
O “Janeiro Branco” é uma campanha de alcance nacional, voltada à conscientização sobre a importância do cuidado com a mente e as emoções. Em Santa Helena, a lei sancionada estabelece que as ações alusivas poderão ocorrer durante todo o ano, sendo reforçadas no mês de janeiro como forma de mobilizar a sociedade e promover reflexões sobre a qualidade de vida emocional das pessoas.
Entre os objetivos destacados na legislação estão o incentivo à qualidade de vida, o combate aos transtornos de ansiedade e depressão, à prevenção do suicídio e ao uso de álcool e outras drogas. A campanha também visa esclarecer a população sobre os caminhos para identificar sinais de sofrimento psíquico e buscar apoio especializado o mais cedo possível.
De acordo com o texto da lei, as atividades da campanha contarão com a participação voluntária de profissionais da saúde, comunicadores, artistas e demais interessados. Serão realizadas ações como palestras, debates, eventos informativos, além do estímulo à utilização da cor branca como símbolo da campanha.
A legislação também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com clínicas de psicologia e psiquiatria, por meio de credenciamento, para o atendimento de pacientes em casos mais graves. Além disso, o município poderá estabelecer cooperação com instituições públicas e privadas para fortalecer as ações da campanha.
Fonte: CNWT