Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena ultrapassa mil casos de dengue confirmados

O boletim foi divulgado nesta terça-feira (07).

  • 08/05/2024
  • Foto(s): Secretaria de Saúde do Paraná
  • Região
Santa Helena ultrapassa mil casos de dengue confirmados

O Boletim Epidemiológico desta terça-feira (7) aponta que a escalada da dengue não cessa em Santa Helena e 1017 casos já foram confirmados desde o início da contagem em julho de 2023.

De acordo com as informações do setor, 180 casos estão em período de transmissibilidade, há 304 casos em investigação, aguardando o resultado dos exames que lotam o Laboratório Central do Estado, pois a epidemia está no Paraná inteiro.

Em relação ao último boletim, são 211 casos a mais que na semana passada e todos os dias estão sendo notificados ao redor de 70 casos suspeitos.

Risco e cuidados

Um óbito de paciente que estava com dengue, idoso acima de 80 anos com comorbidades faz parte da estatística e duas outras mortes estão sob investigação.

É necessária ação imediata de cuidados extremos com a utilização de repelente e é imprescindível que todos se empenhem em eliminar qualquer tipo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Atendimento

O atendimento a suspeitos de dengue continua sendo feito na UBS Central da Rua Ângelo Cattani, inclusive com horário estendido todos os dias até 19h e plantão nos sábados e domingos.

Nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros e do interior, o atendimento é feito no horário normal de expediente pela manhã e à tarde.

Casos mais graves são encaminhados ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto e de lá, se houver necessidade, para os hospitais de referência na região.

Vacinação

Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos começam a ser vacinadas em Santa Helena. O público estimado é de 1.599 e o imunizante já está disponível nas unidades básicas de saúde da sede e dos distritos de Santa Helena.

Por enquanto, a disponibilidade é somente para as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é a redução das hospitalizações e para evitar óbitos pelo vírus da dengue na população-alvo, entretanto, o impacto da vacinação será percebido a médio e longo prazos.

Quem foi infectado pelo vírus da dengue, deve aguardar seis meses para tomar a vacina.

Fonte: CNWT

Autor do post