Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TCE-PR reforça papel dos interlocutores da Educação na nova PCA Municipal

João Halberto Maciel, gerente da Coordenadoria de Gestão Municipal, participou de seminário de gestão escolar, que reuniu, em Cascavel, diretores e coordenadores pedagógicos da Região Oeste.

TCE-PR reforça papel dos interlocutores da Educação na nova PCA Municipal
A importância dos interlocutores das escolas no preenchimento dos questionários enviados anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi reforçada no 6º Seminário de Gestão Escolar do Município de Cascavel. Com o tema Atuação do Diretor Escolar na Garantia da Aprendizagem, o encontro foi realizado na quarta e na quinta-feira desta semana (3 e 4 de abril). Participaram diretores de centros municipais de educação infantil (CMEIs) e de escolas da rede municipal de Cascavel e de outros municípios da região Oeste.

O TCE-PR foi representado no seminário pelo auditor de controle externo João Halberto Balduino Maciel, gerente da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM). Ele falou sobre a Prestação de Contas Anual e o papel dos interlocutores, com o objetivo de contextualizar o novo modelo de PCA dos prefeitos e reforçar a importância dos interlocutores das escolas – diretores e coordenadores pedagógicos – no preenchimento dos questionários enviados anualmente para eles.

Desde a PCA de 2022, o Tribunal está avaliando a eficácia das políticas públicas dos 399 municípios do Paraná em seis áreas de alta relevância: educação; saúde; assistência social; administração financeira; previdência social; e transparência e relacionamento com o cidadão. Essa avaliação é feita a partir das respostas dadas pelos interlocutores de cada área aos questionários enviados pelo TCE-PR. A nova sistemática de PCA dos chefes do Poder Executivo foi instituída por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

 "É essencial que o Tribunal de Contas se aproxime das pessoas que executam as principais políticas públicas na ponta, como os diretores escolares. Com isso, essas pessoas deixam de ver o órgão de controle externo com sentimento de medo e passam e tê-lo como um importante aliado para dar voz e apoio aos bons gestores".

Fonte: Assessoria

Autor do post