Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receita Federal e MP/PR deflagram a Operação Falsa Impressão

A operação é contra um esquema fraudulento de utilização de empresas “noteiras” para o transporte irregular de mercadorias descaminhadas.

Receita Federal e MP/PR deflagram a Operação Falsa Impressão

Nesta terça-feira (27), a Receita Federal e o Ministério Público Estadual do Paraná, através de seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram a operação Falsa Impressão para coibir organização criminosa que tinha como objetivo ludibriar a fiscalização estatal no transporte irregular de mercadorias contrabandeadas e descaminhadas, por meio da utilização de empresas “noteiras”.

O grupo criminoso criava, formalmente, empresas fictícias que eram utilizadas para a emissão de notas fiscais “frias”, a fim de dar aparente regularidade no transporte de mercadorias que entravam ilegalmente no País. Essas empresas eram utilizadas por um determinado período de tempo e depois eram abandonadas e substituídas no esquema por outras criadas sucessivamente. Para o funcionamento do esquema fraudulento, foi determinante a atuação de um contador que, aparentemente, era o responsável pela criação das empresas inexistentes de fato em nome de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como “laranjas”.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário do Estado do Paraná, na cidade de Grandes Rios/PR. Participaram da ação seis servidores da Receita Federal e oito policiais.

Fonte: Assessoria

Autor do post