Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conheça os direitos acadêmicos dos alunos inadimplentes de acordo com a Lei 9.870/1999

Instituições de ensinos particulares não podem reter documentação escolar, como documentação de transferência, históricos, declarações, certificados e diplomas por motivo de inadimplemento.

  • 19/01/2023
  • Foto(s): Freepik
  • Região
Conheça os direitos acadêmicos dos alunos inadimplentes de acordo com a Lei 9.870/1999

Além do valor total das anuidades escolares, a Lei 9.870/1999 traz outras providências que, muitas vezes, passam despercebidas pelos pais e acadêmicos.

De acordo com o Art. 5º, alunos inadimplentes não têm direito a rematrícula e poderão perder o vínculo com a instituição, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.

Para o MEC “O atraso no pagamento de mensalidade caracteriza-se como descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, regido pela Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor (CDC) – firmado entre o aluno e a instituição de ensino, quando do ato da matrícula e por ocasião de sua renovação, em cada período letivo.”

Mas de acordo com o Art. 6º da Lei 9870/1999, a instituição de ensino não pode impedir que o estudante tenha acesso a todos os seus direitos acadêmicos, no semestre ou ano letivos, sob a alegação de inadimplência, pois o artigo proíbe a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares (documentação de transferência, históricos e declarações, certificados de conclusão e diplomas, por exemplo.) e a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.

Para o advogado Rafael Germano, todos que possuem algum tipo de vínculo com uma instituição de ensino precisam conhecer e exigir os direitos que lhes cabem, de acordo com a referida lei.

“É muito importante quando houver a negativa por parte da escola com relação a documentação do aluno, que o pai e a mãe estejam cientes do que está contemplado no artigo 6 da lei 9.870/99, que trata com relação à questão das anuidades escolares. Qualquer tipo de retenção, ela não pode ser feita, e ela é contra a nossa legislação, então, se você que é pai, que é mãe, que já passou ou está passando por uma situação como essa, saiba que é um direito do seu filho e o seu direito também de ter essa documentação em mãos, independente do seu estado de inadimplência com a escola ou com a instituição escolar que o seu filho está matriculado.”

Nos 4 parágrafos do artigo 6º são detalhados outros direitos dos alunos, impendentemente de inadimplência:

§ 1o  O desligamento do aluno por inadimplência somente poderá ocorrer ao final do ano letivo ou, no ensino superior, ao final do semestre letivo quando a instituição adotar o regime didático semestral. 

§ 2o Os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais. 

§ 3o São asseguradas em estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio as matrículas dos alunos, cujos contratos, celebrados por seus pais ou responsáveis para a prestação de serviços educacionais, tenham sido suspensos em virtude de inadimplemento, nos termos do caput deste artigo. 

§ 4o Na hipótese de os alunos a que se refere o § 2o, ou seus pais ou responsáveis, não terem providenciado a sua imediata matrícula em outro estabelecimento de sua livre escolha, as Secretarias de Educação estaduais e municipais deverão providenciá-la em estabelecimento de ensino da rede pública, em curso e série correspondentes aos cursados na escola de origem, de forma a garantir a continuidade de seus estudos no mesmo período letivo e a respeitar o disposto no inciso V do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post