Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ação em Santa Helena marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta manhã de quarta-feira (18), foi realizado uma solenidade com a participação de autoridades, professores e alunos, na Praça Santos Dumont.

  • 18/05/2022
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Ação em Santa Helena marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

Em Santa Helena, durante todo o ano o município desenvolve ações buscando a prevenção e o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Nesta manhã de quarta-feira (18), foi realizado uma solenidade com a participação de autoridades, professores e alunos, na Praça Santos Dumont, onde foram fixadas 106 flores que representam o número de crianças que foram atendidas em Santa Helena, vítimas de abuso e exploração sexual, como detalha a secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile.


O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, ressaltou que no mês de maio, a ação é intensificada no município e aproveitou o espaço para agradecer ao Poder Judiciário que não mede esforços para auxiliar na prevenção e no cuidado com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.


O juiz de Direito do Fórum, Comarca de Santa Helena, Dr. Jorge Anastácio Kotzias Neto, destaca que o primeiro atendimento feito as crianças vítimas de violência sexual é prestado no município com excelência, com profissionais comprometidos com a causa. Pais ou responsáveis devem ser os maiores interessados em proteger a criança e o adolescente contra o abuso e à exploração sexual.


No Brasil, há um serviço para registro de denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, o Disque 100. O serviço, disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, é gratuito.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post