Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministra da Agricultura virá ao Oeste do Paraná

O convite para a ministra foi feito pelo programa Oeste em Desenvolvimento.

Ministra da Agricultura virá ao Oeste do Paraná

Dia 9 de dezembro a ministra Tereza Cristina estará em Toledo no Oeste do Paraná para assinar um importante convênio para região. O convite para a ministra foi feito pelo programa Oeste em Desenvolvimento, para assinar esse convênio que é a criação do polo regional de inovação e tecnologia para o agronegócio, de acordo com o presidente do POD, Rainer Zielasko.

Na visita da ministra também terão outros três convênios importantes que serão firmados, sendo, o convênio com a secretaria de estado de planejamento, onde vai disponibilizar dados socioeconômicos para todos aqueles que quiserem investir; Um convênio com a Fundação Araucária, que vai trazer as universidades públicas para dentro do setor produtivo.

O Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) também terá uma parceria importante com o POD para apoiar o sistema regional de inovação (SRI). Todos esses convênios serão assinados na presença da ministra, Tereza Cristina, colocando o oeste paranaense em um novo momento de desenvolvimento, de acordo com Rainer Zielasko.


O POD

Iniciado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.

Fazenda alojará suínos em prédio de 13 andares

Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.

A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e grande capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria