Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corpo de Bombeiros lança cartilha com dicas sobre como emitir o Boletim de Ocorrência dos atendimentos

A unidade do Corpo de Bombeiros de Medianeira, atendeu no ano passado (2020) um total de 1.916 ocorrências nos 9 municípios pertencentes a sua área de atribuição.

Corpo de Bombeiros lança cartilha com dicas sobre como emitir o Boletim de Ocorrência dos atendimentos

A unidade do Corpo de Bombeiros de Medianeira, atendeu no ano passado (2020) um total de 1.916 ocorrências nos 9 municípios pertencentes a sua área de atribuição. Dentre esses atendimentos se destacam os Acidentes de Trânsito envolvendo vítimas, os Incêndios urbanos e ambientais, os Atendimentos Pré-Hospitalares, as Buscas/Salvamentos e outros atividades comunitárias.

A corporação verifica que estes números representam o trabalho duro dos profissionais bombeiros militares junto à comunidade e compreende que além da busca por um atendimento de excelência, também é muito importante orientar o cidadão de como proceder para a retirada do Boletim de Ocorrência caso necessário.

Deste modo a instituição está lançando a nível regional, uma cartilha explicativa com todos os passos para obtenção do Boletim de Ocorrência do Corpo de Bombeiros do Paraná.

A cartilha tem o propósito de facilitar a vida do cidadão que precisa emitir um Boletim de Ocorrência, de forma a gerar um processo simples e rápido, apresentando as principais dúvidas e documentos necessários.

PRINCIPAIS DÚVIDAS:

O que é o Boletim de Ocorrência do Corpo de Bombeiros?

É um documento formal, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar, que ATESTA, para todos os fins, que as equipes do Corpo de Bombeiros prestaram um serviço ou atendimento de uma determinada ocorrência como: acidente de trânsito pelo SIATE (Ambulância), incêndios em geral, salvamentos e ou outros serviços/atividades atinentes e previstas em Lei.

Por que posso precisar de um Boletim de Ocorrência do Corpo de Bombeiros?

No Boletim de Ocorrência são registrados todos os dados do atendimento, com o objetivo de instruir demandas de seguradoras, indenizações como a do seguro DPVAT, ações judiciais ou outras necessidades específicas. O Boletim então comprova que o cidadão foi de fato atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, contendo informações específicas dos horários de acionamento, procedimentos realizados, a natureza da ocorrência e outras informações.

ORIENTAÇÕES:

* O Boletim de Ocorrência deverá ser solicitado DEPOIS DE 2 DIAS ÚTEIS do atendimento;

* Os boletins poderão ser SOLICITADOS em qualquer quartel administrativo HABILITADO do Corpo de Bombeiros do Paraná, mesmo que a ocorrência não tenha acontecido naquela localidade o cidadão pode solicitar;

* Será necessário a apresentação de *DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS (conforme o tipo do REQUERENTE) e informar a data e hora do acontecimento.

* Durante o processo, será emitida uma Guia de Recolhimento do Estado do Paraná - GR-PR, no valor aproximado de R$ 17,00 (que é 15% de uma UPF-PR) juntamente com o Boletim LIBERADO NA HORA tanto IMPRESSO e/ou DIGITAL.

Como faço para SOLICITAR/OBTER um Boletim de ocorrência do Corpo de Bombeiros?

Caso necessite de um Boletim de Ocorrência PROCURE uma unidade/quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo que seja HABILITADO (faça um contato prévio para ver os horários de atendimento devido a pandemia), ATENTE-SE para a apresentação dos seguintes documentos, quando o REQUERENTE for:

A PRÓPRIA VÍTIMA: Documento com foto VÁLIDO em que conste RG ou CPF;

UM PARENTE EM 1º GRAU DA VÍTIMA ou do PROPRIETÁRIO do bem atingido: Documento com foto em que conste RG ou CPF do parente em 1º grau juntamente com documento que COMPROVE o grau de parentesco entre o solicitante a(o) vítima/proprietário (certidão de nascimento, certidão de casamento, etc.).

O PROPRIETÁRIO do bem atingido: Documento com foto em que conste RG ou CPF e documento que COMPROVE a propriedade do bem sinistrado/atingido (Veículo, imóvel, propriedade rural, etc.);

UM REPRESENTANTE LEGAL DA VÍTIMA: Documentos com foto em que conste RG ou CPF do representante legal e da vítima, juntamente a PROCURAÇÃO com firma reconhecida em cartório.

UM REPRESENTANTE LEGAL DO PROPRIETÁRIO do bem sinistrado: Documentos com foto em que conste RG ou CPF do proprietário e do representante legal juntamente a PROCURAÇÃO com firma reconhecida em cartório;

Um aviso importante!

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná NÃO EMITE BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE OUTROS ÓRGÃOS como: SAMU, Bateu (Boletim de Acidente de Trânsito da Polícia Militar) ou BOU (Boletim de Ocorrência Unificado - Polícia Civil), devendo o requerente SOLICITAR DIRETAMENTE PELO CANAL DE ATENDIMENTO DO ÓRGÃO QUE PRESTOU O ATENDIMENTO.

Unidades do Corpo de Bombeiros do Subgrupamento de Medianeira (2º SGB / 9º GB)

Corpo de Bombeiros de Medianeira

Rua Amazonas, 2877 - Bairro São Cristóvão

Medianeira - PR - CEP 85.884-000

Telefone: (45) 3264-2998 - Opção 2

Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu

Rua Rui Barbosa, 400 - Centro

São Miguel do Iguaçu - PR - CEP 85877-000

Telefone: (45) 3565-1906

Corpo de Bombeiros de Santa Helena

Rua  Angelo Catani, 1670 - Centro

Santa Helena - PR - CEP 85892-000

Telefone: (45) 3268-1819

Fonte: Cap. QOBM Jonatas Barrionuevo Theodoro Comandante do 2º SGB / 9º GB