Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inovameat reúne especialistas e produtores em Toledo para debater futuro da proteína animal

Evento destaca avanços tecnológicos e desafios do setor agropecuário na região.

Durante três dias, o município de Toledo sediou o Inovameat, um evento que reuniu produtores, especialistas e autoridades para discutir os rumos da produção de proteína animal na região. Com uma programação diversificada, o evento proporcionou um amplo debate sobre inovação, tecnologia e desafios enfrentados pelos pecuaristas e avicultores.

A produtora Juciely Tonial ressaltou o evento como um espaço para buscar soluções diante dos desafios enfrentados pelos produtores. "Eu vim buscar soluções, somos produtores cooperados, a independência está inviável em toda a região, em qualquer outra cadeia. Ser cooperado ou fazer parte de alguma empresa tá tendo mais retorno financeiro e também pela assessoria, tanto pela parte de cooperativas, veterinários, assistência técnica, se torna mais viável", afirmou.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, salientou a relevância do Inovameat como uma oportunidade para conhecer as inovações tecnológicas do setor e aplicá-las nas organizações privadas. "Quem vem aqui, vem ver o que há de mais moderno, mais inovador em termos tecnológicos, portanto, aprende e pode introduzir o que aprendeu aqui nas organizações privadas", disse.

Entre os expositores, Carlos Alexandre apresentou avanços na área do sensoreamento remoto, destacando como os produtores podem ter acesso a informações precisas sobre suas produções. "Através do sensoreamento remoto, o produtor ele tem acesso a todas as informações que acontecem num ambiente, num aviário, numa psicultura através de sensores sem fio. O produtor tem acesso a consumo, peso, balança, conversão alimentar, tudo que acontece no dia a dia da produção", explicou.

Para Mariane Gonçalves, uma das preocupações é proporcionar aos produtores rurais maior acesso a dados e informações relevantes para o manejo do gado. "Buscamos ajudar da melhor maneira possível o produtor rural, no caso, os pecuaristas têm uma carência, uma falta de acessibilidade ao acesso de dados. Se um gado tá doente, e vai ser tratado aquela doença, mas e amanhã, e depois, e Se permitir perdurar essa doença, esse incômodo, porque de certa forma ele vai ter que gastar, disponibilizar tempo, recurso veterinário", ressaltou.

O secretário de agronegócio, Diego Bonaldo, expressou satisfação com o sucesso do evento, destacando a participação de cerca de 2.000 pessoas e os debates sobre oportunidades e inovação no setor. "Superou nossas expectativas, a gente previa em torno de 2.000 pessoas e a gente passa todo esse evento, falando de oportunidades, desafios inovação, qualificando o produtor, que ele entenda e a gente também possa construir algumas soluções, que a gente Coloque mais dinheiro no bolso do Produtor", afirmou.

Beto Lunitti, prefeito de Toledo (PR), ressaltou a necessidade de envolver jovens e acadêmicos no debate sobre o futuro da produção de proteína animal. "Além de recebermos gente desta área, a gente está buscando contemplar a vocação daquelas jovens e adolescentes que estão estudando no ensino médio, nos colégios agrícolas da região, gente de academia de pesquisa, para que haja a integração de informações e que a gente possa para o futuro, ter também novos integrantes nessa propositura de formação de saberes, a partir desta cadeia belíssima da economia, que é a produção de proteína animal", concluiu.

O Inovameat se consolidou como um espaço fundamental para promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes atores do setor agropecuário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inovação na produção de proteína animal na região.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post