Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município de Santa Helena irá multar quem não tomar os cuidados com a Dengue

A preocupação quanto à infestação do mosquito Aedes Aegypti está relacionado ao período de chuva dos últimos dias.

  • 08/02/2021
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Município de Santa Helena irá multar quem não tomar os cuidados com a Dengue

A Administração Municipal de Santa Helena intensifica as ações de combate à dengue no município. Haverá otimização dos trabalhos e maior contato com a população para conscientização e fiscalização de possíveis criadouros. Em casos de constatação de focos do mosquito Aedes Aegypti, os proprietários de imóveis serão notificados. Caso não forem eliminados os criadouros será expedida multa aos responsáveis.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início de janeiro houve 99 notificações por detecção de focos do Aedes Aegypti. Este tipo de trabalho terá continuidade e, a partir da notificação será estipulado um prazo para os responsáveis pelos imóveis eliminarem os focos.

A preocupação quanto à infestação do mosquito Aedes Aegypti está relacionado ao período de chuva dos últimos dias, seguido à incidência do calor, o que acelera a eclosão e proliferação do vetor, detalha a secretária de Saúde, Cristiani Mozer Binko.


Conforme a responsável pelo setor de imunobiológicos, Rosângela Disarz, do início de janeiro, até agora, houve a confirmação de 10 casos de dengue no município, além de 75 notificações, com diversos exames encaminhados e com resultados pendentes.

É necessário prestar atenção a possíveis sintomas como febre e manchas no corpo, principais características do vírus que está circulando no município, o chamado Den2, relata Rosângela Disarz.

Paralelo à dengue, o município também concentra esforços no combate à Covid-19, doença que pode ser confundida com a dengue. Rosângela Disarz ressalta que quando houver sintomas parecidos com dengue, acompanhados por problemas respiratórios, há a possibilidade de ser uma infecção pelo Coronavírus. Os casos devem receber acompanhamento diferenciado, cita a responsável pelo setor de imunobiológicos.


A responsável pelo setor de combate às doenças endêmicas, Ane Mirian Kaul, destaca que, até agora já foram notificados 99 imóveis onde foi encontrado o Aedes Aegypti. O mosquito está presente em todas as localidades na cidade.

São feitas visitas diariamente e, a partir de agora será intensificado o trabalho. O principal pedido é para que a população colabore com o trabalho de eliminação de focos e de possíveis criadouros do mosquito, conforme Ane Mirian Kaul.


Fonte: Assessoria

Autor do post