Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Baixo efetivo policial preocupa moradores de São José das Palmeiras e Diamante do Oeste

A falta de efetivo tem gerado grande preocupação por parte da comunidade, principalmente do setor empresarial.

  • 09/12/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Policial
Baixo efetivo policial preocupa moradores de São José das Palmeiras e Diamante do Oeste

A situação do baixo número de servidores da segurança pública no Paraná vem se arrastando a alguns anos e enquanto não há a contratação de novos policiais, os atuais servidores se desdobram para manter a segurança nos municípios.

Nesta semana, o Costa Oeste News recebeu a informação de que o Destacamento da Polícia Militar de São José das Palmeiras, município com pouco mais de 3.500 habitantes, encontra-se atualmente com apenas dois policiais lotados no posto militar, sendo que em alguns dias da semana o destacamento permanece fechado.

A falta de efetivo tem gerado grande preocupação por parte da comunidade, principalmente do setor empresarial, pois ficam a mercê dos criminosos. Na terça-feira (09), por exemplo, houve uma tentativa de furto de uma camionete na cidade e não havia policiais no destacamento.

O mesmo problema ocorre em Diamante do Oeste, município com pouco mais de 5.200 habitantes, onde os policiais precisam muitas vezes tirar escala de serviço em Santa Helena.


Os destacamentos da Polícia Militar de São José das Palmeiras e Diamante do Oeste pertencem a 4ª Cia de Polícia Militar com sede em Santa Helena. O Costa Oeste News entrou em contato com o comandante 1º Tenente Pedro Augusto, onde o oficial explicou o porque do baixo efetivo policial nesses municípios.

Segundo o comandante, o déficit de policiais não ocorre somente na Polícia Militar, mas em todos os departamentos de segurança pública do Paraná. O baixo efetivo decorre da aposentadoria de policiais militares, o remanejamento de policiais para outras cidades, mas principalmente neste momento em decorrência da pandemia, onde muitos servidores acabaram contraindo a doença por estarem em contato com a população no dia a dia.


De acordo com o comandante, houve dias em que somente um policial esteve atuando no posto militar, o que acaba gerando risco ao policial podendo ser mais vulnerável a ações criminosas. Ainda conforme o tenente, o problema também ocorre em Diamante do Oeste.


O Governo do Estado autorizou a contratação de 2.400 policiais militares e bombeiros. A primeira prova do concurso está agendada para ocorrer no dia 28 de março de 2021. Porém, devido ao número baixo de policiais no Estado atualmente, o que se sabe é que os novos praças não deverão suprir o teto mínimo que é de 27.948 policiais, o número máximo de servidores da corporação. 


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post