Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colônia de Pescadores de Santa Helena esclarece dúvidas sobre resolução proibindo pesca de peixes nativos no Paraná

  • 22/10/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Colônia de Pescadores de Santa Helena esclarece dúvidas sobre resolução proibindo pesca de peixes nativos no Paraná

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) do Paraná divulgou uma resolução que proíbe a captura de espécies de peixes nativos. O documento foi publicado na quinta-feira (15) e já está em vigor.

De acordo com o documento, mesmo no período que antecede a piracema algumas espécies precisam ser protegidas em função da sua vulnerabilidade, devido as condições ambientais atípicas, e que podem levar à captura acidental.

A posse e o abate das espécies proibidas são, Paty ou barbado chata, Mandi amarelo, Pintado, Mandi prata, Piracanjuva e o Jaú, na bacia hidrográfica do Paraná. Conforme o chefe regional do IAT- Instituto Água e Terra em Toledo, Taciano Maranhão, a medida é uma resolução e não trata-se de uma portaria. Apenas proíbe a captura de algumas espécies de peixes em todas as bacias hidrográficas. (áudio 1)

Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena, Lírio Hoffmann, a medida ocorre até dia primeiro de novembro quando inicia-se a piracema. Hoffmann frisa que a restrição da captura de peixes, principalmente de espécies como barba-chata, pode prejudicar os pescadores profissionais que utilizam de espinhél para retirar o seu sustento do lago. (áudio 2)

Fonte: Rodrigo Cardoso