Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Para cumprir meta com a venda de seguro, empresário santa-helenense tem crédito negado por bancário

Segundo o Procon, a tentativa de negociar/vender, ou seja, vincular um produto sobre outro chama-se ???venda casada???, algo ilegal.

  • 09/07/2020
  • Foto(s): C.O News
Para cumprir meta com a venda de seguro, empresário santa-helenense tem crédito negado por bancário

Nesta quarta-feira (08), um empresário santa-helenense foi chamado para se dirigir até a agência da Caixa Econômica Federal de Santa Helena, pois segundo o gerente local, haveria um crédito com valor estimado em meio milhão de reais disponível através do Pronamp - Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A fim de obter maiores informações sobre o crédito, o empresário compareceu até a agência local. Em conversa com o gerente, o santa-helenense foi informado de que para adquirir o benefício disponibilizado, teria que realizar a espécie de um seguro no valor de R$ 25 mil.

Não desejando abrir o seguro, o empresário não teve sucesso em adquirir o crédito disponível. Após sair da agência, o santa-helenense percebendo que a atitude do bancário era ilegal, objetivando vender o seguro para cumprir meta, procurou mais a fundo por informações a respeito do crédito.

Informações disponíveis no site do govero federal, explica que pelo Pronampe, os micros e pequenos empresários poderão pedir empréstimos de valor correspondente a até 30% da receita bruta que tiveram em 2019. A taxa de juros anual é a Selic, atualmente em 3%, mais 1,25% sobre o valor concedido. Não há informações de que para adquirir o crédito é preciso contatar outro produto.

Segundo o Procon, a tentativa de negociar/vender, ou seja, vincular um produto sobre outro chama-se “venda casada”, algo ilegal.  A “venda casada” é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).

Na manhã desta quianta-feira (09), o líder do orçamento no governo, deputado Ricardo Barros, concedeu entrevista ao radialista Cantini, da Massa FM de Cascavel, onde destacou que não há orientação da Caixa Econômica sobre a vinculação na venda de outro produto em relação ao Pronamp.

Fonte: CO News