
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma pesquisa da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Paraná, a Fecomércio PR, mostrou que a atividade comercial no estado diminuiu mais de 9% no primeiro mês da pandemia. Os dados da pesquisa são referentes ao mês de março e mostram que a redução da atividade deve ser ainda maior no mês de abril porque, de acordo com o diretor da Fecomércio, Rodrigo Rosallen, nos primeiros 15 dias do mês de março a atividade econômica ainda era normal. (Ouça o áudio Rodrigo Rosallen 1 abaixo)
Segundo os dados da pesquisa os setores que mais sofreram com o fechamento dos estabelecimentos foram os setores de calçados e vestuário. O diretor da Fecomércio atribui a queda nestes setores ao comportamento do consumidor.
De acordo com Rodrigo Rosallen, calçados e roupas são produtos que o consumidor gosta de provar e escolher na loja física. (Ouça o áudio Rodrigo Rosallen 2 abaixo)
Por outro lado, a pandemia do coronavírus motivou uma corrida às farmácias e supermercados, o que fez com esses setores registrassem aumento no volume de vendas. As farmácias chegaram a registrar um volume de vendas 21,46% maior que no mês anterior. Os supermercados também tiveram alta no volume de vendas.
De acordo com a pesquisa, o aumento foi de 16,33%. Para Rodrigo, o aumento das vendas também foi causado pela mudança nos hábitos do consumidor durante a crise do coronavírus. (Ouça o áudio Rodrigo Rosallen 3 abaixo)
Outros setores que registraram retração no volume de vendas no mês de março foram livrarias e papelarias, lojas de departamentos e concessionárias de veículos. Ainda segundo os dados da pesquisa mensal, todas as regiões do Estado tiveram resultados negativos.
Fonte: Band News