Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

SMI: Morador de lar de idosos, o carioca Sebastião da Silva completa mais de um século de vida e surpreende com rotina ativa

A equipe destaca o prazer em conviver com o idoso, que além de ativo, é uma fonte de histórias.

  • 22/11/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O morador Sebastião da Silva, do Lar dos Idosos de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, celebrou mais de um século de vida e se tornou um exemplo de longevidade e atividade para funcionários do local. Tião, como é conhecido, mantém rotina surpreendentemente ativa, que inclui tarefas manuais e cuidados com a propriedade.

O aniversário ocorreu no dia 11, mas a celebração está sendo realizada no sábado (22). A enfermeira Kelly Carvalho ressaltou que Tião é um idoso com limitações, mas que é o mais ativo do local, servindo de inspiração. “Ele é um idoso que já tem uma idade bem avançada, porém é extremamente ativo, é lúcido, respeita a equipe e é fácil de convivência,” afirmou a enfermeira.

Em entrevista, Sebastião da Silva compartilhou um pouco de trajetória profissional. Ele conta que é natural de Barra Mansa (RJ) e que trabalhou na construção civil e na abertura de estradas no Paraná, mencionando ter atuado na Serra do Mico e em Laranjita. Segundo ele, na época, o trabalho era braçal, sem o auxílio de máquinas. “Trabalhava na marreta, picareta,” recordou.

Apesar da idade avançada, Tião acorda diariamente de madrugada para fazer fogo e se dedica a limpar o lote e cortar lenha.

O presidente do Lar, Neri Trish, atribui a longevidade e a boa saúde de Tião a um estilo de vida regrado. Segundo Neri, o morador não ingere frituras nem refrigerantes e é um idoso "muito sadio", sem complicações como diabetes. A única medicação que toma é para controle da pressão, algo considerado normal para idade.

A equipe destaca o prazer em conviver com o idoso, que além de ativo, é uma fonte de histórias. Tião, que é um corintiano fervoroso, também se dedica aos cuidados das uvas do Lar, cuidando da capinação e do manejo.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post