106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A eleição para a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Miguel do Iguaçu (SINSMI) se intensifica com a disputa entre duas visões opostas para o futuro da categoria. A Chapa 1, liderada por Sirlei dos Santos, defende a continuidade do trabalho, enquanto a Chapa Renovação e Luta, encabeçada por Robson Silvério, busca mudanças na gestão. Em entrevista, os candidatos apresentaram propostas e estratégias para a administração do sindicato.
Sirlei dos Santos, que faz parte da atual diretoria há 12 anos, afirmou que a principal motivação é "levar adiante o trabalho que já vem sendo feito", buscando manter as conquistas obtidas e implementar novas melhorias. A candidata busca os direitos dos servidores. Ao ser questionada sobre a primeira grande causa em caso de vitória, Sirlei apontou a reivindicação do reajuste salarial como prioridade imediata, pauta que deve ser negociada com a administração municipal logo no início do mandato, em janeiro.
Já Robson Silvério se posiciona como a "opção da renovação" após os 12 anos da gestão anterior. Defende a reconstrução de um sindicato "forte, independente e participativo" e apresentou, no plano de governo, a implementação de um serviço jurídico permanente e acessível. Outro ponto central é a transparência na prestação de contas, com a promessa de relatórios mais detalhados. A chapa também propõe modernizar os canais de diálogo, incluindo a criação de um canal direto pela internet e a garantia de atendimento rápido via WhatsApp e telefone fixo. Silvério também citou a necessidade de lutar pela valorização do servidor, com atenção especial à defasagem salarial de professores e a questões como o recesso de final e meio de ano.
Ambos os candidatos concordaram em manter um relacionamento de diálogo e respeito com a administração pública, mesmo diante de possíveis conflitos. Sirlei dos Santos destacou que a atual gestão sempre buscou ser aliada do município e que tem um bom acesso ao prefeito e ao secretário de administração. Por vez, Robson Silvério afirmou que a chapa atuará com firmeza e autoridade para defender os interesses dos servidores em todas as negociações. A eleição do sindicato ocorrerá no dia 27 e definirá a diretoria para o próximo período.
Fonte: Costa Oeste News