Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil

Mais informações em instantes.

São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. O paciente era homem, com 62 anos e tinha histórico de diabetes e hipertensão. Ele não tem histórico de viagem.

Existem, ainda, mais quatro outros óbitos no mesmo hospital, que ainda não se sabe o agente causador, segundo informações do Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip.

O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, informou que a vítima está sendo tratada como caso de transmissão comunitária do vírus. “Temos que repensar cada vez mais as medidas de prevenção, principalmente por se tratar de um óbito comunitário”, declarou o secretário.

Questionados sobre a quantidade de pacientes em estados graves, os representantes do governo afirmaram que não há, ainda, um levantamento consolidado.

“De forma geral, a situação em São Paulo segue o padrão: 80% são leves e 20% pessoas que precisaram ser internadas. Dessas que foram internadas, 5% estão em situação grave, o que deve ser um contingente de 30 pessoas”, disse Paulo Menezes, coordenador do Comitê de Operações de Emergência em SP.

São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença. Até o balanço da segunda-feira 16 eram 152 pacientes confirmados e mais de 1.000 suspeitos. Nesta tarde, haverá uma nova atualização e a tendência é que o número aumente.

Em entrevista mais cedo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), lamentou a morte e destacou a gravidade da situação. “Isso mostra a gravidade dessa pandemia, que não é uma marolinha como muitos querem fazer crer.”

A capital paulista decretou estado de emergência em saúde. Isso significa que a prefeitura pode requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa e poderá adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência sem a necessidade de licitação.

Já o governo do estado decretou a suspensão gradual das aulas em escolas públicas e expandiu a recomendação para escolas particulares. Também estão proibidos os eventos com mais de 500 pessoas, para evitar aglomerações. Serão fechados por 30 dias museus, bibliotecas, teatros e cinemas.

O Ministério da Saúde orienta que a população fique em casa e só saia em caso de necessidade para diminuir a velocidade de contágio. O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 17, um pacote emergencial de 147 bilhões de reais para atenuar os efeitos do coronavírus na economia.

Matéria atualizada às 14h47.

Fonte: Exame.com