
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O município de Santa Helena atualmente com pouco mais de 26 mil habitantes, segundo último levantamento do IBGE, possui uma grande máquina pública e o assunto tem sido debatido nas primeiras sessões ordinárias de 2020 na Câmara de Vereadores de Santa Helena.
Nomeação, terceirização, gratificação, entre outros assuntos foram abordados na terceira sessão ordinária de segunda-feira (17), quando vereadores da oposição questionaram a atual administração quanto ao número de servidores contratados que hoje chega a 127 nomeações. Segundo o presidente do Legislativo, Paulo Vasatta (SD), o ‘inchaço’ na máquina pública não decorre apenas nos dias atuais, mas é um problema que se alastra de gestões anteriores.
Conforme Paulo Vasatta, a discussão com lideranças, juntamente com o Executivo e Legislativo talvez seria uma saída para se achar uma solução e desta forma alavancar a geração de emprego e renda em Santa Helena. Ainda segundo Vasatta, existe possibilidades no futuro da instalação de novas empresas no município, o que atualmente desafogaria a máquina pública.
Outra preocupação conforme o edil, é a diminuição no repasse de royaltes da Itaipu Binacional aos municípios em 2020. Somente em Santa Helena no mês de janeiro o recurso chegou com uma defasagem 56% menor que no primeiro mês do ano passado, quando haviam sido depositados R$ 10,3 milhões.
A diminuição do recurso preocupa e deve impactar no pagamento da folha salarial dos servidores e nos demais gastos do setor administrativo. Ouça a entrevista com o vereador Paulo Vasatta.
Fonte: Rodrigo Cardoso