Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cooperativa de Santa Helena compartilha cases de produção sustentável com Comitiva da Polônia

  • 12/02/2020
  • Foto(s): Assessoria
Cooperativa de Santa Helena compartilha cases de produção sustentável com Comitiva da Polônia

O cultivo sem o uso de agrotóxicos chama a atenção de diversos setores mundiais. Na última semana, uma comitiva da Polônia visitou a região Oeste do Paraná e esteve em Cascavel para conhecer duas propriedades da linha São João, onde são desenvolvidos trabalhos sustentáveis. A base de produção conta com suporte da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, que tem sede em Santa Helena.

A comitiva estava no Show Rural e era composta pelo vice-presidente da Região de Wielkopolska, Krzysztof Grabowski e ainda por Jaroslaw Maciejewski, vice-presidente do Parlamento Regional da Região de Wielkopolska. O trabalho desenvolvido pela Biolabore é executado em parceria com a Administração Municipal de Cascavel e financiado pela Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Conforme um dos técnicos da cooperativa, Jéferson Cruz dos Anjos, os exemplos que chamaram a atenção foram o manejo agroecológico, plantio sem o uso de agrotóxicos, e a rentabilidade em pequenas propriedades. Edson Duarte da Silva, que também presta serviço por intermédio da Biolabore, lembra que é possível ter uma boa produtividade de forma sustentável.

Exemplos de piscicultura, forma de produção e outros detalhes foram conhecidos em uma das propriedades. Um dos cases foi a construção de tanques para cultivo de peixes em pequenos espaços, segundo Jéferson Cruz dos Anjos. Na outra propriedade houve apresentação da produção em estufas, com destaque para hortas e frutíferas, sem o uso de agrotóxicos.

 
 

Fonte: Assessoria