Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná é o quarto estado que mais gerou empregos no Brasil

Esse é o melhor índice dos últimos seis anos.

Paraná é o quarto estado que mais gerou empregos no Brasil

O Paraná fechou o ano passado como um dos quatro Estados que mais geraram empregos no País. O saldo foi de 51.441 vagas abertas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Esse é o melhor índice dos últimos seis anos e representa um crescimento de 24% em relação a 2018. O Paraná também fechou o ano com o quarto maior estoque de carteiras assinadas do País, com mais de 2 milhões e 650 mil trabalhadores.  Segundo o governador Ratinho Junior, os números consolidam o Paraná como um dos Estados que mais ajudaram a puxar a recuperação da economia brasileira.

O governador também destacou que 2020 deve ser um ano ainda melhor para a economia, em função da consolidação de programas de estímulos do Governo do Estado em diversas áreas e da abertura de novos empregos com os 23 bilhões de reais de investimentos atraídos no ano passado. O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, destacou que a forma de gestão do Estado vem sendo essencial para gerar bons números.

Os setores que mais contrataram no Paraná no ano passado foram o de serviços, comércio, construção civil e indústria. Em 2019, o Paraná também registrou crescimento da atividade econômica, na ordem de 2,45%, e o Produto Interno Bruto cresceu 1% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2018, alavancado pela recuperação do setor agrícola. Suelen Glinski, economista do Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, destaca que o saldo de empregos do Paraná confirma uma trajetória de recuperação da economia.

O Paraná é o Estado do Sul com maior número de trabalhadores com carteiras assinadas até o final do ano passado. De acordo com o Caged, são 115 mil empregos a mais que o Rio Grande do Sul e quase 600 mil a mais que Santa Catarina. O País tem 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Fonte: AEN