
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Colônia de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena deve iniciar 2020 com o saldo financeiro positivo, conforme o presidente da entidade, Lírio Hoffmann.
Porém, 2019 foi um ano “turbulento” segundo Hoffmann. Seis pontos de pesca de um total de onze foram fechados. Além disso, a entidade que hoje conta com aproximadamente 90 pescadores profissionais associados ainda não receberam o seguro-defeso, pois conforme o presidente, por questões burocráticas houve um atraso no pedido dos documentos e os papéis ainda estão sendo analisados pelo órgão responsável.
Para Lírio, a real situação em que passam os pescadores do município é triste, principalmente nesta época do ano em que se promovem as comemorações em família e, reivindicar benefícios para a classe fica a cada dia mais difícil.
O período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná teve início no dia primeiro de novembro e segue até março de 2020. Neste período, os pescadores ficam impossibilitados de retirar o sustento dos lagos e rios e necessitam do seguro desemprego para se manterem.
Mesmo com uma série de dificuldades, o novo ano que se aproxima, se comparado a anos anteriores, deve iniciar com um saldo positivo no caixa da entidade. O recurso, conforme o presidente, vai possibilitar manter as despesas da entidade e a contratação de um novo estagiário para auxiliar nas atividades da colônia.
Fonte: Rodrigo Cardoso