Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores de Santa Helena ainda não receberam seguro-defeso; restrição à pesca iniciou em novembro

Mesmo com uma série de dificuldades, o novo ano que se aproxima, se comparado a anos anteriores, deve iniciar com um saldo positivo no caixa da entidade.

  • 27/12/2019
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Pescadores de Santa Helena ainda não receberam seguro-defeso; restrição à pesca iniciou em novembro

A Colônia de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena deve iniciar 2020 com o saldo financeiro positivo, conforme o presidente da entidade, Lírio Hoffmann.

Porém, 2019 foi um ano “turbulento” segundo Hoffmann. Seis pontos de pesca de um total de onze foram fechados. Além disso, a entidade que hoje conta com aproximadamente 90 pescadores profissionais associados ainda não receberam o seguro-defeso, pois conforme o presidente, por questões burocráticas houve um atraso no pedido dos documentos e os papéis ainda estão sendo analisados pelo órgão responsável.

Para Lírio, a real situação em que passam os pescadores do município é triste, principalmente nesta época do ano em que se promovem as comemorações em família e, reivindicar benefícios para a classe fica a cada dia mais difícil.

O período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná teve início no dia primeiro de novembro e segue até março de 2020. Neste período, os pescadores ficam impossibilitados de retirar o sustento dos lagos e rios e necessitam do seguro desemprego para se manterem.

Mesmo com uma série de dificuldades, o novo ano que se aproxima, se comparado a anos anteriores, deve iniciar com um saldo positivo no caixa da entidade. O recurso, conforme o presidente, vai possibilitar manter as despesas da entidade e a contratação de um novo estagiário para auxiliar nas atividades da colônia.

Fonte: Rodrigo Cardoso