Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, UBS???s orientam pacientes sobre prevenção à doença

Ambientes abertos e ventilados e se proteger ao tossir, são algumas maneiras de prevenção contra a doença.

  • 22/03/2019
  • Foto(s): Assessoria
Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, UBS???s orientam pacientes sobre prevenção à doença

A Tuberculose é a infecção que mais afeta as pessoas que vivem com HIV/Aids e ainda provoca milhares de mortes no Brasil e no mundo. Para reforçar o combate à doença, no dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Os sintomas da tuberculose são: Tosse há mais de duas semanas, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, suor noturno, febre baixa ao entardecer e cansaço. O tratamento de deve ser feito por no mínimo seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena, por meio do Departamento de Epidemiologia, juntamente com todas as unidades de saúde do município, promovem orientações quanto a prevenção da doença; “Todos os nossos profissionais de saúde estarão orientando os pacientes sobre a importância de se prevenir contra a tuberculose. Também é importante que as pessoas com sintomas da doença procurem o mais breve possível uma unidade de saúde para ser diagnosticada”, comenta Rosangela Dizars, responsável pela Epidemiologia de Santa Helena.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Ambientes abertos e ventilados e se proteger ao tossir, são algumas maneiras de prevenção contra a doença.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria