Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai pode mudar constituição para permitir reeleição presidencial

  • 08/01/2016
  • Foto(s): Dante Quadra / Rádio Cultura Foz
Paraguai pode mudar constituição para permitir reeleição presidencial
Com um mandato único de cinco anos, o presidente do Paraguai não pode voltar ao cargo mesmo depois da eleição de um novo presidente. A Constituição deixa claro no artigo 229 que ???O presidente da República e o vice-presidente ficarão cinco anos improrrogáveis no exercício de suas funções, a contar de 15 de agosto após as eleições. Não poderão ser reeleitos em nenhum caso. O vice-presidente só poderia ser eleito presidente para o período posterior, se tivesse deixado o cargo seis meses antes dos comícios gerais???.

Desta maneira, o atual presidente Horácio Cartes e os ex-presidentes Nicanor Duarte Frutos e Fernando Lugo, não podem voltar ao comando do país. O assunto reeleição voltou a ser debatido no país no início deste ano, após a renúncia de Nicanor Duarte como embaixador do Paraguai na Argentina.

Especialistas em política paraguaia ressaltam que uma reforma na Constituição para permitir a reeleição já nas eleições presidenciais de 2018, é preciso ser debatida e aprovada até março deste ano, para que o Superior Tribunal e a Justiça Eleitoral possam chamar as eleições para um prazo de cento e oitenta dias.

Fonte: Rádio Cultura Foz / La Nación Paraguay

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533