Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Dia da Imunização: vacina contra a gripe segue disponível em Santa Helena

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Santa Helena.

  • 09/06/2026
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Dia da Imunização: vacina contra a gripe segue disponível em Santa Helena

Nesta terça-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Imunização. A data marca a importância das vacinas em todas as fases da vida. Em Santa Helena, a Prefeitura reforça que a vacina contra a gripe continua disponível na rede municipal de saúde para os grupos prioritários.

A vacina contra a influenza integra a rotina do Sistema Único de Saúde. Por isso, mesmo após o encerramento do prazo nacional da campanha, a aplicação segue normalmente no município. Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas e outras condições de saúde definidas pelo Ministério da Saúde.

Até 8 de junho, Santa Helena aplicou 4.424 doses da vacina contra a gripe. Entre os grupos prioritários, foram 3.322 doses, o que representa uma cobertura de 41,03%. A meta é alcançar 95% desse público.

Os números mostram que ainda há espaço para avançar. Entre os idosos, a cobertura está em 43,56%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, em 41,86%. Entre as gestantes, em 64,88%.

A vacinação no período de frio é importante porque coincide com a maior circulação dos vírus respiratórios. A vacina é a principal medida para prevenir casos graves, internações e óbitos pela doença e é atualizada a cada ano para acompanhar as cepas em circulação” destaca a diretora do departamento de Saúde, Rosângela Disarz.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveita a data para orientar pais e responsáveis a revisarem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Manter o calendário em dia protege contra doenças como sarampo, poliomielite, coqueluche e meningite, que podem voltar a circular quando a cobertura cai.

Serviço

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Santa Helena.  Para receber a dose, o morador deve apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação. Em caso de dúvidas, a população pode procurar a UBS mais próxima ou a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria

Autor do post