Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Historiadora da Casa da Memória de Medianeira participa do 9º Encontro Estadual de Museus

Franciele Aparecida Araujo participou da programação, que contemplou painéis temáticos, palestras, oficinas práticas e encontros de redes profissionais.

  • 25/11/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Historiadora da Casa da Memória de Medianeira participa do 9º Encontro Estadual de Museus

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Historiadora da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, Franciele Aparecida Araujo, participou do 9º Encontro Estadual de Museus, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em Curitiba. O evento reuniu gestores, museólogos e profissionais do setor de todo o Paraná que discutiram o fortalecimento das políticas museais e compartilhar experiências sobre gestão, preservação, educação e inovação. 

A programação contemplou painéis temáticos, palestras, oficinas práticas e encontros de redes profissionais, culminando na Plenária Final, que resultou na Carta de Curitiba, documento coletivo com proposições para o futuro dos museus paranaenses.

A abertura oficial aconteceu no último dia 17 e contou com a participação da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, além de representantes da SEEC, Unespar, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ministério da Cultura (MinC).

No mesmo dia, foi realizado o painel temático de abertura “Gestão de Museus: Desafios Atuais” reunindo diretores dos museus do Estado, que trataram dos principais desafios enfrentados pelos museus na atualidade, considerando as transformações sociais, tecnológicas e institucionais que impactam a gestão das instituições museológicas. Serão debatidos temas como sustentabilidade, governança, políticas públicas e inovação na administração dos espaços culturais.

A secretária Luciana Casagrande Pereira destacou o papel do encontro na consolidação das políticas culturais do Estado. “Os museus são fundamentais para a formação cidadã e para a preservação da nossa identidade. Retomar o Encontro Estadual é reafirmar o compromisso do Governo do Paraná com as instituições culturais, com os profissionais que nelas atuam e com o público que usufrui desses espaços”, afirma.

Segundo o diretor de Memória e Patrimônio Cultural, André Avelino da Silva, a descentralização das atividades é um dos diferenciais desta edição. “Mais do que um evento de formação, o Encontro foi um espaço de vivência e escuta. Ele aproximou profissionais, instituições e territórios, fortalecendo as redes museais do Paraná”, afirma.

Já para Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus, a programação traduziu o espírito colaborativo do campo museal paranaense. “Foi um momento de celebração e de renovação das nossas práticas. O Encontro reuniu o que temos de mais potente: o conhecimento compartilhado e o desejo de construir políticas públicas sustentáveis para os museus do Estado”, diz.

Para a historiadora da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, Franciele Aparecida Araujo, configurou-se como uma experiência profundamente enriquecedora. “O evento proporcionou um espaço qualificado de debate, reflexão e atualização profissional sobre os caminhos institucionais a serem fortalecidos no Estado, a fim de ampliar o alcance das ações museológicas e potencializar iniciativas voltadas à preservação da memória local. A troca de experiências com representações de museus de maior porte evidenciou que nossa instituição apresenta estruturação consistente, alinhada às diretrizes contemporâneas de gestão da memória e do patrimônio cultural. Essa constatação reforçou a relevância do trabalho desenvolvido no município e ampliou a percepção sobre o papel estratégico das casas de memória no fortalecimento das identidades regionais”, destacou.

Segundo ela, a presença da caravana da Rede dos Municípios Lindeiros à Itaipu, composta por representantes de diversas instituições museológicas do Oeste do Paraná, também contribuiu para fortalecer vínculos interinstitucionais e ampliar o diálogo regional. “A articulação coletiva apresentou-se como um elemento fundamental para dar visibilidade às necessidades e potencialidades dos museus de municípios de menor porte. Assim, a participação no encontro reafirmou a importância de promover um olhar mais atento às instituições do interior, reconhecendo sua contribuição efetiva para a preservação, difusão e valorização da memória social paranaense”, finalizou Franciele.

Fonte: Assessoria

Autor do post