106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Historiadora da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, Franciele Aparecida Araujo, participou do 9º Encontro Estadual de Museus, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em Curitiba. O evento reuniu gestores, museólogos e profissionais do setor de todo o Paraná que discutiram o fortalecimento das políticas museais e compartilhar experiências sobre gestão, preservação, educação e inovação.
A programação contemplou painéis temáticos, palestras, oficinas práticas e encontros de redes profissionais, culminando na Plenária Final, que resultou na Carta de Curitiba, documento coletivo com proposições para o futuro dos museus paranaenses.
A abertura oficial aconteceu no último dia 17 e contou com a participação da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, além de representantes da SEEC, Unespar, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ministério da Cultura (MinC).
No mesmo dia, foi realizado o painel temático de abertura “Gestão de Museus: Desafios Atuais” reunindo diretores dos museus do Estado, que trataram dos principais desafios enfrentados pelos museus na atualidade, considerando as transformações sociais, tecnológicas e institucionais que impactam a gestão das instituições museológicas. Serão debatidos temas como sustentabilidade, governança, políticas públicas e inovação na administração dos espaços culturais.
A secretária Luciana Casagrande Pereira destacou o papel do encontro na consolidação das políticas culturais do Estado. “Os museus são fundamentais para a formação cidadã e para a preservação da nossa identidade. Retomar o Encontro Estadual é reafirmar o compromisso do Governo do Paraná com as instituições culturais, com os profissionais que nelas atuam e com o público que usufrui desses espaços”, afirma.
Segundo o diretor de Memória e Patrimônio Cultural, André Avelino da Silva, a descentralização das atividades é um dos diferenciais desta edição. “Mais do que um evento de formação, o Encontro foi um espaço de vivência e escuta. Ele aproximou profissionais, instituições e territórios, fortalecendo as redes museais do Paraná”, afirma.
Já para Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus, a programação traduziu o espírito colaborativo do campo museal paranaense. “Foi um momento de celebração e de renovação das nossas práticas. O Encontro reuniu o que temos de mais potente: o conhecimento compartilhado e o desejo de construir políticas públicas sustentáveis para os museus do Estado”, diz.
Para a historiadora da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, Franciele Aparecida Araujo, configurou-se como uma experiência profundamente enriquecedora. “O evento proporcionou um espaço qualificado de debate, reflexão e atualização profissional sobre os caminhos institucionais a serem fortalecidos no Estado, a fim de ampliar o alcance das ações museológicas e potencializar iniciativas voltadas à preservação da memória local. A troca de experiências com representações de museus de maior porte evidenciou que nossa instituição apresenta estruturação consistente, alinhada às diretrizes contemporâneas de gestão da memória e do patrimônio cultural. Essa constatação reforçou a relevância do trabalho desenvolvido no município e ampliou a percepção sobre o papel estratégico das casas de memória no fortalecimento das identidades regionais”, destacou.
Segundo ela, a presença da caravana da Rede dos Municípios Lindeiros à Itaipu, composta por representantes de diversas instituições museológicas do Oeste do Paraná, também contribuiu para fortalecer vínculos interinstitucionais e ampliar o diálogo regional. “A articulação coletiva apresentou-se como um elemento fundamental para dar visibilidade às necessidades e potencialidades dos museus de municípios de menor porte. Assim, a participação no encontro reafirmou a importância de promover um olhar mais atento às instituições do interior, reconhecendo sua contribuição efetiva para a preservação, difusão e valorização da memória social paranaense”, finalizou Franciele.
Fonte: Assessoria