
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Márcio Nunes, participou da Exposição da Agroindústria e Agronegócio (EXPOMED), realizada no município de Medianeira, na região Oeste do estado. Durante a visita, Nunes ressaltou o momento "extraordinário" que o agronegócio paranaense vive, impulsionado pelo ciclo do alimento sustentável e pela transformação das proteínas vegetais em animais.
O secretário destaca a relevância do evento para mostrar a "grande pujança, essa grande revolução" que se manifesta em toda a cadeia produtiva, da suinocultura à piscicultura, passando pela leiteria e conectividade no campo.
Ao ser questionado sobre a meta do governo de tornar o estado o "supermercado do mundo", Márcio Nunes reforçou a ambição do Paraná no cenário global.
"Olha, o Paraná é o supermercado do mundo, e mais do que isso, é o supermercado sustentável do mundo," afirmou Márcio Nunes, ressaltando que o estado fornece proteínas vegetais e animais para mais de 170 países.
Investimentos em estradas e energia
Ainda durante a participação na feira, o secretário detalhou diversos programas e investimentos em andamento. Ele citou o repasse de R$ 3,7 milhões a todos os municípios do Paraná para a compra de máquinas e equipamentos, visando a Patrulha Mecanizada para a conservação de estradas rurais. "Produtor rural precisa de muita coisa, mas tem uma coisa que ele precisa todo dia, que é de estrada", disse.
Nunes também anunciou o grande projeto de pavimentação de 3.000 km de estradas rurais e o lançamento do programa "Se Liga Aí Paraná", previsto para o final de outubro, que facilitará a conexão do produtor rural à rede de energia trifásica, oferecendo uma energia mais barata e firme.
Outros programas mencionados foram o "Coopera Paraná", um incentivo de R$ 100 milhões para pequenas cooperativas e associações, e o FIDIC FIAGRO, que oferece uma nova modalidade de financiamento com juros mais baixos, chegando a 9% ao ano para o produtor rural.
Fonte: Costa Oeste News