
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Continuando com seu pioneirismo em sustentabilidade e reafirmando seu compromisso de garantir a qualidade e segurança dos alimentos, a Frimesa atingiu, no mês de julho, a marca de 80% de granjas certificadas, tendo como um dos pilares a implementação da biosseguridade – que é o conjunto de práticas e procedimentos adotados por granjas para protegerem seus rebanhos contra enfermidades, atingindo mais uma meta estabelecida nos seus objetivos para 2025.
Fruto do esforço da equipe técnica da Frimesa, de suas filiadas e dos suinocultores, o avanço contou com treinamentos a produtores, que realizaram consideráveis avanços estruturais em suas granjas para se adaptar às novas diretivas. Desde 2012, a Frimesa conta com o programa “Suíno Certificado”, uma certificação anual interna que segue padrões de biosseguridade estabelecidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A equipe técnica da Frimesa visita as propriedades que, após serem auditadas e atingirem a pontuação determinada, são habilitadas para o programa que premia produtores pela qualidade do suíno produzido.
A conquista faz parte de uma série de avanços recentes feitos pela cooperativa em sustentabilidade, tema na qual a Central é referência no âmbito agroindustrial, tendo se firmado como a primeira cooperativa brasileira do ramo a assumir publicamente o compromisso com o futuro sustentável, lançando o Roadmap Frimesa ESG 2040, que norteia ações de curto, médio e longo prazo a serem adotadas e implementadas para a garantia da preservação do meio ambiente e de um futuro seguro.
A Gerente de Suprimentos Suínos da cooperativa, Luana Torres da Rocha, projeta que a próxima marca em biosseguridade está bem próxima de ser cumprida. “A perspectiva é que no próximo ano 100% das propriedades estejam com a biosseguridade implementada e que sejam feitas avaliações do cumprimento dos requisitos em todas as granjas” Uma novidade destacada por Luana é a tecnologia da Embrapa, o BiosSui. Desenvolvido em parceria com a Frimesa, que participou dos testes e da validação da aplicação, ele realiza a coleta de dados e apresenta relatórios de desempenho e sugestões de melhorias “Utilizando-se dessa plataforma que demonstra através de notas a pontuação da propriedade em relação a biosseguridade e os pontos que devem ser melhorados, nós iremos evoluir cada vez mais no tema.”.
Fonte: Assessoria