106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Defesa Civil de Santa Helena iniciou nesta segunda-feira (03), o cadastro e a entrega de telhas do tipo Brasilit para moradores que tiveram suas casas danificadas pelo vendaval e pela chuva de granizo que atingiram o município no último fim de semana.
A ação conta com o apoio da Defesa Civil Estadual e tem como objetivo auxiliar na recuperação das moradias e reduzir os prejuízos causados pelo temporal.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Márcio de Bastiani, diversas localidades foram afetadas, principalmente os distritos. “O distrito mais atingido foi Sub-Sede e uma área de São Clemente. Em apenas duas horas, choveu mais de 100 milímetros, além da ocorrência de granizo”, destacou Bastiani.
Ainda segundo a Defesa Civil, alguns moradores já haviam recebido lonas no sábado (02), para proteger suas residências e evitar maiores danos. Agora, com o apoio humanitário da Defesa Civil do Estado, as famílias começam a receber as telhas Brasilit para reconstrução dos telhados.

De acordo com levantamento da Defesa Civil de Santa Helena, cerca de 124 residências foram afetadas no município, sendo:
88 em Sub-Sede
14 em São Clemente
22 na sede municipal
No total, 496 pessoas foram atingidas:
352 em Sub-Sede
56 em São Clemente
88 na cidade
As chuvas alcançaram 170 milímetros na sede e altos volumes nas comunidades do interior, como Linha Coroados (145 mm), Linha Santa Cruz (125 mm), Corrêa Porto (127 mm) e Sub-Sede (155 mm), entre outras.
Os moradores que tiveram suas casas danificadas devem procurar a Defesa Civil Municipal ou entrar em contato pelos telefones (45) 3268-1819 (fixo) ou 199 (emergência) para receber orientações e solicitar o auxílio.


Fonte: Costa Oeste