
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Gilberto Santos e Leonardo Cardoso, professores de kickboxing, estiveram nos estúdios da Rádio Costa Oeste, nesta quinta-feira (23), para detalhar o trabalho do Centro de Treinamento CTGS e os resultados do ano de 2025 para a modalidade em São Miguel do Iguaçu.
A dupla celebrou os resultados obtidos, que consideraram "100% positivo", com vitórias em todas as categorias disputadas. Um dos destaques foi um aluno do projeto social, de apenas 15 anos, que conquistou um cinturão em uma disputa acirrada.
Gilberto Santos explicou que o kickboxing é uma modalidade "bem completa" e acessível a todas as idades, desde crianças a partir de 5 anos até idosos. Essa abrangência é possível porque o esporte se divide em várias categorias: Point Fight, que foca em técnica e controle de velocidade, sem valer nocaute; as modalidades intermediárias Kick Light e L. Contact; e as disputas em ringue Low Kick e K1, que permitem joelhadas e nocaute técnico.
Gilberto, que se enquadra na categoria master (acima de 40 anos), estará competindo apenas no tatame, conforme o regulamento, buscando o bicampeonato brasileiro. A disputa acontece em Taboão da Serra (SP), em novembro.
Leonardo Cardoso, que luta na modalidade Pro (três rounds de 3 minutos) e irá disputar o K1 na categoria de 66kg, ressaltou a parceria com o poder público.
O projeto social, desenvolvido no pavilhão do bairro Floresta em parceria com a Secretaria de Esportes, recebeu um repasse de R$ 34.850 e atualmente atende cerca de 140 alunos.
A equipe destacou os grandes nomes que representaram São Miguel do Iguaçu em competições recentes: Jorge Chilaverna, campeão gaúcho e campeão do primeiro evento nacional de kickboxing em Santa Helena, trazendo cinturão para a cidade; Kevin, também campeão em Santa Helena, conquistando um cinturão; e Vitor, um atleta do sub-13 que é visto como uma grande promessa para os próximos anos.
Para 2026, os planos são de crescimento e reestruturação do projeto. Além de buscar disputar o Sul-Americano e defender o título brasileiro, o CTGS planeja levar pelo menos cinco atletas de alto rendimento às competições. A grande novidade é a intenção de expandir a modalidade Jiu-Jítsu para dentro do projeto social, não apenas no bairro Floresta, mas em outras localidades, para abranger públicos que preferem a "arte suave" ao invés da luta em pé.
Fonte: Costa Oeste News