
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após o fim do vazio sanitário no dia 31 de agosto, está liberado o plantio da soja. Na região oeste do Paraná, os agricultores já se movimentam para colocar na terra, as sementes que devem produzir mais uma super safra. Conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a previsão é que sejam plantados 5,79 milhões de hectares em todo Paraná, o que representa aumento de 0,6% sobre os 5,75 milhões de hectares do ciclo anterior. A produção pode alcançar 22,05 milhões de toneladas, acréscimo de 4,23% em relação à última colheita.
Os agricultores cooperados da Lar também já estão plantando. São 57 unidades de atendimento no PR, MS e SC que disponibilizam aos agricultores, sementes com cargas genéticas apuradas, além de fertilizantes, corretivos, micronutrientes e defensivos que aumentam a produtividade por área cultivada. Em cada unidade e nas lavouras, a equipe técnica está à disposição para esclarecer dúvidas e recomendar os manejos mais adequados para o alcance das melhores produtividades.
O Paraná, que tem sido o segundo produtor de soja do Brasil. O plantio de soja é uma atividade agrícola importante, no Brasil, é uma cultura de grande expressão. O cultivo para mais uma safra recorde, exige solo fértil e clima adequado, com manejo correto, a produtividade deve ser alta. Sua produção movimenta a economia agrícola. No Brasil, o cultivo é tecnificado, com uso de máquinas e técnicas de precisão. A soja brasileira é exportada para o mundo, gerando renda e emprego no campo.
Fonte: Costa Oeste News